Notícias

Busca

MATRA

MATRA faz balanço e destaca mobilização da comunidade

19 de dezembro de 2008 - 00:00

A participação cada vez mais efetiva da população na discussão de temas de interesse da comunidade e parcerias com órgãos ligados à fiscalização, foram alguns dos destaques em 2008 da MATRA – Marília Transparente. Para a diretoria, o controle social precisa ser ampliado, tanto que no próximo ano um dos projetos que serão colocados em prática será o acompanhamento também do Legislativo.

Desde a sua fundação, no dia 16 de outubro de 2006, a MATRA tem procurado avançar na articulação com a sociedade organizada e as autoridades, visando uma ação efetiva, apresentando propostas para melhorar a qualidade de vida da nossa população, além de buscar a transparência na gestão pública. Neste sentido, combate e denuncia atos de corrupção e de improbidade nos órgãos públicos em geral. A entidade não recebe recursos públicos e nem possui qualquer vínculo político-partidário.

A MATRA realiza mensalmente plenárias para debater assuntos de interesse da comunidade. Neste ano, algumas dessas atividades foram: análise de dados do IBGE sobre Marília/comparativo com outras 16 cidades de igual porte no Estado; Caravana da Cidadania, do IFC (Instituto de Fiscalização e Controle); palestras do Tribunal de Contas do Estado. Além disso, foram realizadas reuniões em bairros, entidades e clubes de serviço apresentando os balanços orçamentários de 2003 a 2007, com análise contábil sobre a prestação de contas da Prefeitura.

Neste ano foram ampliados os contatos com órgãos que também fazem a fiscalização e combatem crimes de improbidade administrativa, como Tribunal de Contas do Estado, IFC e COAF (Conselho de Controle das Atividades Financeiras –órgão de inteligência que combate crimes de lavagem de dinheiro), Procuradoria da República, Polícia Federal, Ministério Público Estadual.

Participação popular

A mobilização da população nas ações da MATRA também foi destaque durante este ano, como foi o caso do desfile cívico do dia 7 de Setembro e o projeto “A Marília de Todos Nós”, apresentado aos candidatos a prefeito, após sugestões enviadas pela comunidade e debatidas em plenária.

O desfile cívico na avenida Sampaio Vidal reuniu mais de trezentas pessoas, com a camiseta da MATRA, contando com a participação da FORÇA SINDICAL (são 26 sindicatos, que representam cerca de 150 mil trabalhadores na região de Marília), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e ADIMA (Associação das Indústrias de Alimentos de Marília). A mobilização inédita recebeu aplausos do público e das autoridades. O objetivo foi mostrar à população a importância da cidade ter uma entidade preocupada com a correta utilização do dinheiro público e ao mesmo tempo sensibilizar as pessoas a se engajarem nessa tarefa.

O projeto “A Marília de Todos Nós”, com propostas que visam atender as necessidades da população em setores como administração, saúde, educação, transporte, meio ambiente, segurança, urbanismo e processos participativos, foi entregue aos candidatos a prefeito e teve a adesão de três deles – inclusive do prefeito reeleito, Mário Bulgareli. Com a assinatura desse compromisso público, a MATRA pretende exercer a advocacia e a pressão lícita para que seja colocado em prática aquilo que constou no referido documento.

A diretoria também destaca e agradece a adesão de empresas e da população à MATRA, o que demonstra a credibilidade e a preocupação de todos com a boa gestão pública. São centenas de novas adesões, o que aumenta a responsabilidade no sentido de avançar na articulação com a sociedade organizada e as autoridades para apresentação de propostas para melhorar a qualidade de vida.
 

Na foto, o desfile de sete de setembro foi uma das mobilizações populares da MATRA em 2008.

Comentários

Mais vistos