Notícias

Busca

MATRA

MATRA inicia nesta segunda programa na Rádio Clube

27 de fevereiro de 2009 - 00:00

Dando continuidade a seu plano de comunicação e procurando dar capilaridade às suas ações, tentando fazer com que o conceito de cidadania, de democracia direta e controle social cheguem também aos moradores dos bairros, a MATRA inicia nesta segunda-feira, o seu programa de rádio. Essa iniciativa ocorre a partir da constatação de que apenas 13% dos marilienses têm acesso aos jornais diários e que nem todos têm o habito de leitura regular e de que em ambientes polarizados politicamente, como o da nossa cidade, tem-se os meios de comunicação da situação e da oposição e nesse contexto, o que menos importa tem sido àabusca da verdade ou de uma comunicação efetiva. A MATRA tem a intenção de realizá-la.

o programa jornalístico da MATRA – Marília Transparente será na Rádio Clube (1.090/AM), em dois horários, às 6h55 e às 18h50 (cinco minutos), de segunda a sexta, com entrevistas, reportagens e também espaço aberto ao ouvinte para fazer perguntas e também fazer denúncias. O plano de comunicação da MATRA para 2009 também inclui um jornal mensal gratuito que deverá chegar a todos os segmentos da cidade.
Em dois anos e meio de atividades, a MATRA tem avançado na articulação com a sociedade civil e as autoridades, promovendo a transparência, buscando um controle social efetivo e combatendo à corrupção e a má utilização do recurso público, além de apresentar propostas para melhoraria da qualidade de vida da nossa população.

A entidade não recebe recursos públicos e nem possui qualquer vínculo político-partidário. Para a diretoria, a parceria com a Rádio Clube, com a produção desse programa jornalístico diário, será um importante passo que o exercício da cidadania também atinja aquela população que não tem acesso à internet ou jornal impresso, que são os outros meios de comunicação utilizados atualmente pela entidade.

Mobilização

Ampliando o projeto de comunicação social, a MATRA dará uma contribuição importante para a construção de uma sociedade mais justa. Dessa forma, é preciso que a população esteja mobilizada para ajudar nesse trabalho de fiscalização e exercer o seu direito de cidadania. Mensalmente a entidade realiza plenárias, com temas de interesse da comunidade, como é o caso de debater soluções para a crise no abastecimento de água, com a participação de especialistas. Com o programa na Rádio Clube, o cidadão terá informações sobre todas essas atividades da ONG, convidando-o a também exercer a sua cidadania, visando a construção de uma cidade melhor.

A diretoria da MATRA fez questão de destacar e agradecer o apoio que tem recebido de dezenas de empresas e centenas de sócios, que contribuem mensalmente para a continuidade desse trabalho de acompanhamento de perto dos atos do Executivo e do Legislativo, porque só através da transparência e do uso correto do dinheiro público é que evitaremos a corrupção e que possibilitou a implantação de mais esse projeto.

O resultado desse esforço da MATRA tem trazido benefícios à população, como é o caso da utilização correta do benefício “bolsa-atleta”, excesso de gastos com publicidade e também locação (em vez de compra) de caminhões de lixo. Mas, é preciso que toda a comunidade tenha conhecimento da existência de uma entidade que defende os seus interesses. Cada vez que o dinheiro público é mal empregado ou desviado é o cidadão quem paga a conta, através dos impostos. Lembramos uma vez mais que essa cidade tem dono: você.

 

Na foto, o presidente da MATRA, Carlos Rodrigues da Silva Filho, grava o primeiro programa da entidade na Rádio Clube.

Comentários

Mais vistos