Notícias

Busca

MATRA

Matra não apoia nenhum candidato

13 de agosto de 2012 - 09:11
 
A MATRA – Marília Transparente – é uma associação civil de interesse público, composta por cidadãos marilienses, sem fins lucrativos ou político-partidários que visa a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos na gestão pública. Sua missão é ser um instrumento dinâmico de apoio da participação democrática, da ética, da cidadania e da transparência em Marília.
A entidade exerce o controle social, tendo em conta as ações da administração pública em geral e procura articular com a sociedade organizada e as autoridades constituídas a apresentação de propostas para melhorar a qualidade de vida da população mariliense. Porém, não apoia candidatos, nem partidos políticos. Sempre executará a sua missão independentemente de quem ocupe ou venha ocupar cargos públicos no Executivo e no Legislativo de Marília.
Dentre os objetivos da MATRA estão: promover ações voltadas para a ética na atividade pública; combater, noticiar e denunciar atos de corrupção e de improbidade nos órgãos públicos em geral; alertar a sociedade civil para as práticas ineficientes da gestão pública; apontar sugestões para a boa administração do patrimônio público; acompanhar o desempenho financeiro e orçamentário dos órgãos públicos em geral; acompanhar os procedimentos licitatórios, as contratações e nomeações de servidores nos órgãos públicos, denunciar eventuais irregularidades e pedir as providências cabíveis a quem de direito; denunciar, dar publicidade e tentar coibir o uso de quaisquer recursos públicos em benefício de interesses particulares; formular representação, requerimento, pedido de providências ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Justiça Eleitoral com vistas a apuração de qualquer suspeita de desvio de recursos, compra de votos e qualquer conduta ilícita que recaia sobre membros da administração pública e candidatos a cargos eletivos e colher, oferecer, encaminhar e acompanhar sugestões para alterações legislativas e a melhoria dos serviços públicos, que permitam reduzir ou eliminar o desvio, o desperdício e o mau uso dos recursos públicos.
Essas ações recebem o nome genérico de controle social. São amplamente respaldadas na Constituição de 1988, permitindo a participação de cidadãos, de forma organizada, no controle do estado para garantir a boa aplicação dos recursos públicos.
A MATRA se firma em princípios, como a ética, probidade, transparência interna e externa, responsabilidade social, impessoalidade e cidadania e defende o comprometimento dos poderes públicos com as reais necessidades da população. E, para tanto, realiza suas funções sem o auxílio de partidos.
Portanto, a entidade elucida que não defende candidaturas e não autoriza a utilização de seus símbolos e o nome da MATRA em campanhas políticas. Segundo seu estatuto, as pessoas que se candidatarem devem se afastar das atividades da organização durante todo o período de campanha eleitoral.
Nestas eleições, a MATRA espera que os eleitos se pautem em princípios éticos, como probidade, eficiência, moralidade, que visem, acima de tudo, o bem estar da população e que atendam às necessidades dos cidadãos marilienses.
 
 

Comentários

Mais vistos