Notícias

Busca

MATRA

MATRA participará da revisão das leis municipais

04 de setembro de 2009 - 00:00

A MATRA participará do grupo de trabalho especial que ficará responsável pela revisão das leis municipais em vigor na cidade. O convite foi apresentado nesta semana pela Câmara Municipal, baseando-se no Programa de Legalidade, Agilidade e Transparência aprovado pelos vereadores. “Será um passo importante para eliminarmos os conflitos de legislações em vigor e ao mesmo tempo avançarmos no processo de transparência”, afirmou o presidente da entidade, Carlos Rodrigues da Silva Filho. Na semana passada,  o presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, participou de reunião com a diretoria da MATRA para apresentar e discutir essa revisão, que é comparada a uma “constituinte municipal”. Em Marília existem atualmente cerca de sete mil leis.                          

O presidente do Legislativo explicou que em Marília existem mais de sete mil leis em vigor, muitas delas com interpretação dúbia, outras sem qualquer utilidade prática e certa quantidade com eficácia. Para mudar essa situação, será criado esse grupo de estudo para revisar as leis. O grupo de trabalho será composto por três vereadores e representantes de entidades de classe que vão consolidar as leis municipais e eliminar aquelas não operantes. Pelo projeto, essa consolidação “consistirá na integração de todas as leis pertinentes a determinada matéria em um único diploma legal, revogando-se formalmente as leis incorporadas à consolidação, sem modificação do alcance nem interrupção da força normativa dos dispositivos consolidados”.

 
A expectativa do presidente do Legislativo Municipal é de que essa revisão ficará pronta em quatro meses para que entre em vigor no começo do ano que vem. Para que isso corra, os integrantes do grupo de trabalho especial deverão trabalhar em regime integral, uma espécie de esforço concentrado para analisar toda essa legislação, identificando os casos conflitantes e aquelas normas obsoletas ou que precisam de se adequar à realidade do município.
 
                                               Transparência
 
Para o presidente da MATRA, a revisão das leis será importante para contribuir no avanço do controle social. “Existe uma preocupação muito grande porque existem leis conflitantes e até mesmo dispositivos que constam na Lei Orgânica do Município, que é a legislação máxima. Além disso, defendemos leis que busquem a transparência na administração municipal e será uma oportunidade importante para essa implantação”, afirmou.
 
Na reunião com a diretoria da ONG e estabelecida na própria exposição de motivos do projeto, o presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, lembrou que a existência de milhares de leis ordinárias e complementares “torna o quatro normativo do Município um labirinto de regras obsoletas e muitas vezes contraditórias, dificultando a necessária agilidade do Governo e impedindo o exercício pleno da cidadania pelos munícipes”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
O presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, durante reunião na MATRA para apresentar a proposta de revisão das leis em vigor no município.

Comentários

Mais vistos