Notícias

Busca

MATRA
ARTIGO DE DOMINGO

MATRA REALIZA A PRIMEIRA SEMANA DA TRANSPARÊNCIA E CONVIDA A SOCIEDADE PARA PARTICIPAR

25 de setembro de 2022 - 06:00

A OSCIP MATRA (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Marília Transparente), vai realizar em outubro a 1ª Semana da Transparência, um evento voltado à cidadania, com o objetivo de incentivar a participação dos cidadãos nos debates sobre transparência, ética e eficiência na Administração Pública.

A proposta surgiu da Lei Municipal nº 8221/2018, que instituiu no calendário oficial do Município a Semana Municipal da Transparência, Prevenção e Combate à Corrução. A Lei municipal prevê uma série de atividades como palestras, encontros, concursos e até um prêmio municipal, mas como o Poder Público ainda não se atentou para a importância desse evento que, até então, só constava mesmo no calendário oficial, a MATRA resolveu ajudar a tirar do papel essa verdadeira campanha de conscientização da sociedade.

“A MATRA cumpre com a sua finalidade de cada vez mais ajudar o cidadão a entender que é necessário sua participação na fiscalização dos gastos dos recursos públicos, que é produto dos impostos que pagamos. Só com transparência é possível ter alcance a esses gastos tão necessários para melhoria da qualidade de vida de todos nós”, disse Edgar cândido Ferreira, integrante da Diretoria da MATRA.

Nesta primeira edição a MATRA não fará propriamente uma semana de atividades. Na verdade serão dois dias de palestras voltadas ao tema. Na primeira, no dia 05 de outubro (quarta-feira), o Diretor-Técnico de Divisão da Unidade Regional de Marília do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), Agnon Ribeiro de Lima, vai abordar o tema “Conselhos Municipais e a Transparência”.

Para esta palestra, que será realizada às 19h30, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, na Avenida Castro Alves, número 61, a MATRA está encaminhando convites para representantes de Conselhos Municipais de nove cidades da região, além de Marília, e a expectativa é de um grande público. “Esse tipo de abordagem é escassa, sinto que não há órgãos, nem entidades promovendo esse tipo de informação, esse debate que é de suma importância. A população em geral precisa se engajar mais, não podemos aceitar certas coisas que nos são impostas por pessoas que nós mesmos elegemos. O Diretor Técnico do TCE vai falar justamente aos membros dos conselhos municipais e ao público interessado sobre a importância da participação dos voluntários nos vários conselhos, buscando uma atuação forte e efetiva e todos estão convidados”, afirmou Walter Freitas, Presidente da MATRA.

Em seguida, na quinta-feira, dia 06 de outubro, o Procurador de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo e escritor, Roberto Livianu, volta a Marília para falar sobre os “Desafios contemporâneos do Combate à Corrupção”. A palestra será realizada também às 19h30, só que no UNIVEM (Centro Universitário Eurípedes de Marília), na Avenida Hygino Muzzi Filho, 529.

“É muita honra para a MATRA ter nessa primeira Semana da Transparência palestrantes como o Dr. Agnon de Lima e o Procurador do MP-SP, Dr. Roberto Livianu, que tem livros publicados sobre o assunto e muito a nos ensinar. Nós, enquanto sociedade, temos que aprender a exigir seriedade e comprometimento com o interesse público dos gestores e só com muita informação, informação de qualidade, conseguiremos atingir esse objetivo”, completou o presidente da MATRA.

O evento é gratuito e aberto à toda a comunidade. “É muito importante que os cidadãos participem para adquirirem melhores conhecimentos de seus direitos e a participação dos membros dos Conselhos Municipais é essencial para melhor representar a cidadania como um todo”, finalizou Edgar.

Para mais informações, acesse o site da MATRA.

Participe, porque Marília tem dono: VOCÊ!

 

PROGRAMAÇÃO:

PALESTRA (1) “Conselhos Municipais e a Transparência”, quarta-feira, 05 de outubro, às 19h30, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Castro Alves, 61);

 

PALESTRA (2) “Desafios contemporâneos do Combate à Corrupção”, quinta-feira, 06 de outubro, às 19h30, no UNIVEM (Avenida Hygino Muzzi Filho, 529).

 

ENTRADA FRANCA!

 

Seja você também um colaborador da MATRA

PIX: CNPJ 08.462.288/0001-28

Ajude a MATRA a combater a corrupção, porque Marília tem dono: VOCÊ!

Comentários

Mais vistos