MATRA solicita que Prefeitura não feche todos os PSF e UBS no final do ano
A MATRA protocolou, no dia 25 de novembro, um requerimento, endereçado ao Prefeito, Mário Bulgareli, ao secretário da Saúde, Júlio Cézar Zorzetto, e ao presidente do COMUS (Conselho Municipal da Saúde), Jorge Feliciano dos Santos, solicitando que os PSF (Postos de Saúde da Família) e as UBS (Unidades Básicas de Saúde) não sejam todas fechadas no final do ano, como de costume.
Com essa iniciativa, a MATRA espera que a Prefeitura, visando um bom desempenho dos serviços públicos, seja sensível às necessidades dos que dependem exclusivamente do já sobrecarregado SUS (Sistema Único de Saúde) para ser atendido.
De acordo com Dr. Carlos Rodrigues, conselheiro da MATRA, a solicitação baseia-se no acompanhamento do que foi a assistência pública em saúde nos últimos finais de ano, pois, com as férias coletivas dos PSF e UBS, todos os atendimentos que poderiam ser realizados nos bairros são direcionados para o PA (Pronto Atendimento) do Santa Antonieta ou para o Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, o que acaba por levar a sobrecarga de atendimento nesses locais, com a consequente longa fila de espera, mau atendimento dos usuários, baixa qualidade e aumento da mortalidade da população mais carente, nesse período do ano.
“Baseia-se também na experiência acumulada pela manutenção de parte das creches funcionando no período de férias escolares, pois de forma análoga, os filhos estão de férias, os pais não. Doença e necessidade de atendimento à saúde não respeita festas natalinas, domingos ou feriados”, explica Dr. Carlos.