Notícias

Busca

MATRA

Meio Ambiente: Tratamento do esgoto e de lixo são principais problemas

05 de junho de 2010 - 00:00

Comemorado neste sábado (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente levanta questões por muitas pessoas esquecidas durante todo o resto do ano. As condições ambientais do mundo são muito divulgadas atualmente, mas ao contrário do que muitos desconhecem, não é necessário sair de Marília para encontrar grandes problemas ambientais, conforme informou o médico veterinário e diretor técnico da Organização Não Governamental (Ong) Origem, Ricardo Cavichioli Scaglion. 

Segundo ele, atualmente Marília enfrenta dois problemas de destaque: o lixo urbano e a falta de tratamento do esgoto. “Essa questão do esgoto é fundamental porque gera custos para o bolso do cidadão, que paga por um serviço que não é realizado e para a saúde, pois a maioria das doenças é transmitida pela água”, disse Scaglion.

Ele destacou que a destruição da Mata Atlântica existente nos Itambés do município também é um assunto que merece destaque. “Hoje Marília conta somente com essa mata nativa, além do bosque municipal e é muito pouco, pois o bosque deve ter de 10 a 15 hectares. Essa destruição acontece devido a exploração imobiliária, às queimadas, ao lixo e ao esgoto”.

De acordo com Scaglion, atualmente a maioria das nascentes de água que fica em Marília está contaminada. Ele também criticou a educação ambiental “insuficiente” oferecida aos estudantes nas escolas públicas. Como forma de preservar o meio ambiente em Marília e até mesmo recuperar parte da qualidade de vida proporcionada pela preservação ambiental, o médico veterinário salienta que é preciso reestruturar o Bosque Municipal “Rangel Pietraróia” e somente depois falar sobre o assunto, sobretudo para as crianças e adolescentes. “Não adianta só falar sobre o assunto, temos que mostrar a fauna e a flora nativa para propiciar a educação ambiental. Também temos que levar as crianças para ver os problemas que o nosso município enfrenta, como o aterro sanitário e o esgoto, por exemplo”. 

Ele acredita que também é necessário restituir um programa frequente de Educação Ambiental nas escolas. Sobre a preservação do que resta de mata nativa em Marília, Scaglion enfatizou: “O próprio bosque não tem preservação, o esgoto corre lá dentro e falta infraestrutura adequada e profissionais para podermos ter animais novamente nesse espaço”.
 
Programação durante todo o mês
A secretaria municipal do Verde e Meio Ambiente realiza atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Hoje, será realizado um pedágio educativo das 12h às 15h, na avenida Das Esmeraldas. No Esmeralda Shopping serão passadas informações sobre a contaminação do óleo de cozinha. 

Segundo o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Mário César Vieira Marques, a programação se estende durante o mês devido à dificuldade de realizar um evento de grande porte hoje, por causa do feriado da semana. “Teremos várias atividades durante o mês de junho, vamos comemorar  Dia do Meio Ambiente de várias formas, inclusive com a premiação de redação de alunos da rede municipal de ensino”, disse.

Fonte: Correio Mariliense

Comentários

Mais vistos