Notícias

Busca

MATRA

Membros da Matra participam de curso sobre fiscalização dos vereadores

10 de junho de 2013 - 13:05

No último sábado (08), os membros da Matra Edgar Cândido Ferreira, Felipe Bravo, Caio Monteiro e Raquel Brabo participaram do curso “De Olho no Legislativo” na sede da ONG AMARRIBO (Amigos Associados de Ribeirão Bonito). As palestras foram ministradas pela Doutora em Ciências Políticas Sylvia Iasulaitis e pelo professor Doutor em Ciências Sociais Humberto Dantas.

Sylvia Iasulaitis comentou sobre a importância da fiscalização dos atos dos vereadores, pois são eles que votam leis de grande interesse para sociedade. Além disso, é necessário que o cidadão acompanhe os trabalhos dos edis, frequentem as sessões da Câmara e busquem conhecer suas tarefas, que são: fiscalizar, controlar e investigar.

A pesquisadora ainda citou um levantamento realizado pelo Vox Populi em 2008, que ouviu 1.502 brasileiros. Segundo a opinião popular, mais de 80% dos entrevistados listaram como obrigação dos vereadores ajudar a resolver problemas com órgãos públicos e pagar despesas do hospital e enterro de pessoas necessitadas. Porém, nenhuma dessas tarefas são obrigações dos edis.

Já o professor Humberto Dantas comentou sobre o trabalho de acompanhamento dos vereadores realizado pelo Movimento Voto Consciente desde 1987 em São Paulo. Além fazer parte, ele desenvolveu o livro “De Olho no Legislativo”, que pode ser baixado gratuitamente.

Dantas explicou a metodologia de avaliação dos vereadores e citou que os parlamentares devem dar publicidade de todos os seus atos, de preferência por meio de um site próprio.

As palestras foram fundamentais para a Matra, que já vem estudando uma metodologia de acompanhamento dos vereadores. No final do ano a entidade irá divulgar o resultado da avaliação dos vereadores de Marília.

Para fazer o download do livro “De Olho no Legislativo” clique aqui.

Comentários

Mais vistos