Notícias

Busca

MATRA

Mesmo após renúncia de prefeito, investigações sobre Máfia da Merenda em Marília prosseguem, diz MP

08 de março de 2012 - 14:14

A renúncia do prefeito de Marília, Mário Bulgareli, nesta segunda-feira (5), não paralisa as investigações do Ministério Público sobre o esquema que ficou conhecido com “Máfia das Merendas”. Em dezembro de 2011 a Justiça concedeu uma liminar na ação civil pública movida pelo MP e suspendeu o contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa SP Alimentação.

A liminar também decretou a indisponibilidade dos bens dos ex-prefeitos Mário Bulgareli (a época prefeito) e Abelardo Guimarães Camarinha, dos secretários municipais Nelson Virigili Grancieri e Carlos Umberto Garrosino, da assessora parlamentar Marildes Lavigni da Silva Miosi, e dos funcionários da SP Alimentação e Serviços Eloizo Gomes Afonso Durães, Antonio Santos Sarahan, Olésio Magno de Carvalho e Silvio Marques.

Nelson Virigili, que era chefe de gabinete e ex-secretário da Fazenda de Mario Bulgareli, chegou a ser preso após uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) – Núcleo Bauru, e pela Promotoria de Marília, em conjunto com a Polícia Federal. Ele confessou o pagamento de propinas com aval do então prefeito Mário Bulgareli. Em sua residência foi apreendido um pen drive com a contabilidade da propina.

Desde o ano de 2003, quando José Abelardo Camarinha era prefeito de Marília, a SP Alimentação tem contrato para fornecimento de merenda escolar nas escolas do município. Na maioria das vezes a prorrogação do contrato em Marília se deu sem o devido procedimento licitatório.

De acordo com a ação proposta em dezembro, agentes públicos e empresários do setor de alimentação formavam cartéis, fraudavam licitações, praticavam corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e outros ilícitos, num esquema de criminalidade organizada.

Mario Bulgareli renunciou ao cargo alegando problemas de saúde. Nesta segunda-feira os vereadores votariam dois pedidos de abertura deComissão Processante contra ele. As investigações continuam por meio de inquéritos civis e policiais já instaurados.

Fonte: MP-SP – 06/03/2012

Comentários

Mais vistos