Notícias

Busca

MATRA

Minas Gerais terá subsecretaria de combate à corrupção

07 de janeiro de 2011 - 00:00

De acordo com o jornal “Estado de Minas”, o governo de Minas Gerais deverá criar um órgão voltado exclusivamente para garantir a transparência na gestão pública, o bom uso do patrimônio público e o combate à corrupção. A Subsecretaria da Transparência será uma das inovações que serão feitas pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) no seu segundo mandato.

Essa subsecretaria deve integrar a CGE (Controladoria-Geral do Estado), ligada diretamente ao gabinete do governador e terá status de secretaria. O novo órgão, além de ser responsável pela divulgação dos atos de governo, vai atuar, ao lado da Subsecretaria da Correição, no controle interno, no combate à corrupção em todos os níveis da administração estadual e em ações contra às irregularidades na gestão dos recursos públicos.

A CGE deverá funcionar nos mesmos moldes da CGU (Controladoria-Geral da União), que possui grande visibilidade nacional por introduzir uma série de ações para a defesa do patrimônio público e fortalecimento da transparência na esfera federal.

Atualmente, o governo de Minas Gerais assegura o acesso dos cidadãos às informações sobre sua movimentação financeira e aplicação dos recursos públicos no portal www.transparencia.mg.gov.br . Todos os dados sobre as contas do estado são abertos para consulta.

Comentários

Mais vistos