Minas implanta Rede de combate à corrupção
Instituições das três esferas do poder público unem-se para fortalecer o combate à corrupção e lançam a Rede de Controle da Administração Pública em Minas Gerais, nesta sexta (20). O acordo que oficializa a parceria no Estado será assinado em Belo Horizonte. O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, o vice-governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Wanderley Geraldo de Ávila, abrem o Fórum.
A Rede de Controle, idealizada pelo presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, é uma iniciativa nacional para fortalecer a integração entre órgãos que atuam no controle da administração. A Rede foi lançada em março e a articulação nos estados tem sido feita durante todo o ano. Em cada um deles, novos parceiros unem-se para tornar o combate à corrupção mais intenso. Minas Gerais já é o 20º estado a assinar o acordo.
Além de viabilizar a troca de informações entre os integrantes, a Rede também propõe o fortalecimento do controle social como forma de atuação preventiva no combate à corrupção, desenvolvendo instrumentos para conscientização, estímulo e colaboração da sociedade.
Fonte: TCU