Notícias

Busca

MATRA

Minirreforma eleitoral deve voltar à pauta da Câmara dos Deputados nesta quarta

16 de outubro de 2013 - 14:05

Depois de uma tentativa frustrada na noite de terça-feira, a minirreforma eleitoral deve voltar à pauta de votação da Câmara nesta quarta-feira. Líderes que estiveram em reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, acreditam que hoje pode ser votado o projeto. O líder do PP, Eduardo da Fonte (PE), disse que há interesse de todos em votar o texto, porque as regras vão baratear o custo das campanhas eleitorais, com a proibição do uso de placas e cavaletes, por exemplo.

– Todo mundo está interessado, se a gente não fizer, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai fazer. Tem pontos polêmicos que serão colocados em plenário, como poder chamar cadeia de rádio e TV. O texto proíbe e fechou-se acordo, acho que o resto é mais tranquilo. Teto (de custo) para as campanhas, isso não passa, pois ninguém tem opinião certa sobre isso – disse Fonte.

A birra do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o líder do PT, José Guimarães continua. Ontem, Cunha acusou o PT de quebra de acordo e avisou que irá obstruir todas as votações da Casa até que a reforma eleitoral seja votada em plenário. Cunha também criticou abertamente Guimarães (CE) em plenário, chegando a acusá-lo de descumprir acordos, de dedo em riste.

Nesta quarta-feira, Cunha derrubou a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é presidida pelo PT, e disse que se não votarem hoje a minirreforma eleitoral, continuará derrubando tudo. Cunha insiste que o acordo de não obstrução (por conta da MP dos Médicos) foi feito na presença da presidente Dilma Rousseff e que Guimarães não cumpre palavra.

Cunha afirma, ainda, que defende a proposta da minirreforma, porque quer reduzir os custos de campanha e que continuará a briga com Guimarães.

– Hoje vamos tentar votar, e o tratamento que me derem na mini reforma, vou dar nos outros projetos (por exemplo, a renegociação da dívida dos estados). Se for contra o mérito, tudo bem, cada um faz o que quiser, perco, é da democracia. Mas não admito votar a favor de retirada de pauta, isso é obstruir – disse Cunha, acrescentando:

– O líder do PT é uma pessoa bipolar. Um dia tem uma posição, no outro dia tem outra. Isso dificulta a relação.

O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), cobrou de Guimarães a não obstrução da minirreforma.

– O café (com a ministra Ideli) foi para agradecer a postura da base. Ato importante, achei. E disse que não trataria mais nada a não ser agradecer. O assunto da minirreforma surgiu porque eu cobrei dele para não obstruir e nem atrapalhar, um diálogo entre nós, um assunto paralelo.

Comentários

Mais vistos