Notícias

Busca

MATRA

Ministro da Integração Nacional enrolado no TCU

01 de abril de 2010 - 00:00

O novo ministro da Integração Nacional, João Reis Santana Filho, é apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como um dos responsáveis pelas irregularidades nas obras da Barragem do Rio Arraias, no Tocantins. Segundo o órgão, o projeto, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi licitado sem licença ambiental prévia, houve restrição à competitividade e foram encontrados indícios de prática de sobrepreço, entre outros agravantes.

Ex-secretário de Infraestrutura Hídrica do ministério, Santana foi convocado no ano passado para explicar a “liberação de recursos federais para a implantação do perímetro público de irrigação São João-TO, cujo custo global é manifestamente excessivo frente aos parâmetros existentes”. A previsão é que a barragem, cujas obras começaram em 2008, ficasse pronta até o fim deste ano, ao custo de R$ 56,3 milhões.

Santana está na pasta desde 2007. Foi convidado por seu antecessor, Geddel Vieira Lima, que deixou o ministério para concorrer ao governo da Bahia. Como secretário de Infraestrutura e depois no cargo de secretário executivo, comandou o processo licitatório das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional e o início das obras nos dois eixos, a partir do Lago de Itaparica, em Pernambuco.

 

Fonte: Congresso em Foco

Comentários

Mais vistos