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Mobilidade Urbana: Marília não possui planejamento global do trânsito

19 de maio de 2014 - 09:52

mobilidade urbanaAlém de exercer o controle social e cobrar a boa aplicação dos recursos públicos, a MATRA – Marília Transparente também procura avançar na articulação com a sociedade organizada e as autoridades constituídas, visando à apresentação de propostas para melhorar a qualidade de vida de nossa cidade.

Nesse sentido, tem causado grande preocupação a questão da mobilidade urbana, que compreende tráfego de veículos e a circulação de pessoas. Segundo o artigo 25 da Lei nº 12.587/2012, os municípios devem apresentar nos planos plurianuais e nas leis de diretrizes orçamentárias as ações para o aprimoramento da mobilidade urbana. Porém, Marília não possui um planejamento por completo.

Buscando encontrar soluções para os problemas no trânsito da cidade, que são muitos, integrantes da MATRA visitaram a cidade de Sorocaba no ano passado a fim de conhecer as soluções eficientes implantadas para melhor fluência do trânsito e do transporte no local naquela cidade.

A entidade entrou em contato com a URBES (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba), que por meio de medidas preventivas, muito contribui para a melhora do fluxo de veículos na área urbana naquele município. Lá, foram implantadas diversas medidas em parceria com a Associação Comercial, clubes de serviço, Prefeitura e a URBES, que realiza a fiscalização e o controle.

Ainda em 2013, a entidade se reuniu com os representantes da Associação Comercial e Industrial de Marília, da Polícia Militar, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da EMDURB para discutir a mobilidade urbana. Durante o encontro, foram comentados alguns planejamentos, porém se trataram de medidas pontuais e não como um todo.

A questão é que a mobilidade urbana em Marília ainda não foi pensada por inteiro. Na maioria das vezes, casos específicos são resolvidos e interesses particulares são colocados acima dos interesses coletivos (implantação de mão única em algumas vias).

É necessário planejar e corrigir com urgência alguns problemas que afligem os marilienses, tais como corrigir cruzamentos mal planejados, desafogar gargalos no afunilamento do trânsito em determinados locais, implantar sentido único em algumas ruas, solucionar a questão do estacionamento no centro da cidade, planejar e implantar ciclovias como meio de mobilidade e não somente como lazer, bem como sincronizar semáforos, dentre outros problemas.

A melhora da camada asfáltica também pode contribuir muito para a melhoria do trânsito, o que se prenuncia positivo diante do anúncio da Prefeitura da execução de recapeamento de inúmeras vias, medida que será acompanhada de perto pela MATRA. A título de informação aos marilienses, a espessura desse recapeamento, segundo contrato firmado com a empreiteira contratada pelo município, será de três centímetros.

Assim, mais uma vez a MATRA afirma que a mobilidade deve ser pensada por completo e lembra que a população não pode servir de cobaia para experimentações não tecnicamente planejadas na área do trânsito. Melhorar o trânsito de pessoas e veículos é uma maneira de melhorar qualidade de vida dos marilienses.

 

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