Notícias

Busca

MATRA

Motoristas da Circular aceitam 13% de reajuste e encerram estado de greve

01 de junho de 2010 - 00:00

Representantes da Empresa Circular se reuniram nesta segunda (31) com integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Urbanos de Marília e Região e acertaram 13% de reajuste para os funcionários da empresa. Maio é o mês da data base da categoria e o reajuste foi concedido após pressão dos funcionários, que paralisaram nos dias 24 e 25 de maio e ameaçaram entrar em greve permanente caso um reajuste significativo não fosse acertado. Outro fator que deu agilidade à negociação foi a Audiência Conciliatória realizada em Campinas pelo desembargador Luis Antonio Lazarin entre empresa e sindicato na última quarta-feira, (27).

O Sindicato da classe reivindicava inicialmente 15% de reajuste, referentes à defasagem salarial e o índice de inflação do período (em torno de 5%). Mas o Presidente do Sindicato, Milton Benedito, entendeu que este valor de 13% é interessante pela proximidade com o reajuste reivindicado e porque o julgamento desta questão no Tribunal de Justiça (TJ) levaria um tempo maior para ser concluída.

Além disso, a participação dos funcionários nos lucros e resultados da empresa sobre cada salário subiu de 35 para 40%, os dias de greve não serão descontados dos holerites de nenhum funcionário e foi garantida estabilidade de seis meses para os trabalhadores da empresa membros da comissão de negociação com a diretoria. “O maior avanço neste processo foi a empresa Circular aceitar sentar-se à mesa e negociar com os trabalhadores, de modo que fosse encontrado um valor acessível para os dois lados”, disse a advogada do Sindicato, Adriana Ferrari.

Nas primeiras rodadas de negociação, a Empresa ofereceu 7%, 9% e agora chegou nos 13%. “Foi um avanço grande se pensarmos nas propostas iniciais. Ainda não foi acertada a construção do refeitório e o ticket alimentação, mas a cesta básica será mantida”, explica o Presidente do Sindicato Milton Benedito. O Sindicato declarou que só vai voltar a negociar reajuste em maio do ano que vem.

A Assessoria de Imprensa da Empresa Circular de Marília informou que se manifestará sobre o reajuste em nota na tarde de hoje, após reunião do Sistema Auxiliar de Fiscalização (SAF), na Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Correio Mariliense

Comentários

Mais vistos