Notícias

Busca

MATRA

Movimento contra a corrupção lança cartilha com orientações para as Eleições 2012

21 de agosto de 2012 - 10:54

Acaba de ser lançada a nova cartilha do Movimento de Combate à Corrupção eleitoral, o MCCE, um dos responsáveis pela criação da Lei da Ficha Limpa, hoje um dos marcos da cidadania.

Esse novo material do MCCE traz dicas muito importantes de como escolher um bom candidato e apresenta um modelo de ficha para denúncia de irregularidades, além de listar os sites mais importantes para envio dessas denúncias.

Mas duas coisas chamam a atenção na cartilha. No final, é apresentada a última pesquisa do MCCE sobre os prefeitos e vereadores cassados nas três últimas eleições municipais, 2000, 2004 e 2008. E o resultado é surpreendente. Segundo as contas do MCCE, cerca de 1.000 prefeitos e vice-prefeitos já foram cassados por corrupção eleitoral nos últimos onze anos. Desse total, mais de 60% dos cassados foram eleitos agora em 2008.

E a segunda observação sobre a nova cartilha do MCCE tem a ver com a cidadania exemplar. Ao longo de toda a cartilha é passada a idéia de que não basta conhecer os candidatos e fazer uma boa escolha. É preciso “ficar em cima” do que eles fazem depois de eleitos. Acompanhar suas iniciativas, vigiar com que pessoas ou grupos eles estão se aliando, fiscalizar os gastos, sugerir e participar de audiências públicas e o mais importante: sempre incentivar outros cidadãos a fazer o mesmo.

Clique aqui para baixar a íntegra da cartilha “Orientações para as Eleições Municipais 2012”, do MCCE.

Fonte: A Voz do Cidadão

Comentários

Mais vistos