Notícias

Busca

MATRA

Movimento social convoca população para pressionar vereadores pela cassação do Prefeito

05 de dezembro de 2011 - 09:23

Membros da MATRA – Marília Transparente, em apoio à decisão do Fórum Social de Marília, irão comparecer às Sessões da Câmara dos dias 5 e 12 de dezembro para pressionar os vereadores a votarem a favor da abertura de uma CPE (Comissão Processante Especial) para punir os responsáveis pelos desvios de verbas na aquisição de merenda escolar em Marília.

O movimento social da cidade convida todos os cidadãos para também comparecerem às Sessões para manifestarem sua indignação em relação a esse grave escândalo de corrupção e exigirem dos vereadores a cassação do prefeito Mário Bulgareli e a responsabilização do deputado federal Abelardo Camarinha.

No dia 25 de novembro, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Merenda apresentou uma síntese das principais informações que embasaram o relatório final das investigações, entregue ao presidente da Câmara, Yoshio Takaoka, na última segunda-feira (28).

Segundo o vereador Mário Coraíni Júnior, presidente da Comissão, os documentos e depoimentos analisados pela CPI comprovam o desvio de verba para pagamento de propina ao ex-prefeito, Abelardo Camarinha, e ao atual, Mário Bulgareli.

Desde 2009, a MATRA vem questionando a insistência da Prefeitura em renovar o contrato com a SP Alimentação mesmo após o Tribunal de Contas julgar irregular a licitação que deu origem ao contrato por considerá-la direcionada e restritiva.

Em outubro de 2010, a entidade sugeriu à Prefeitura que realizasse nova licitação para aquisição de merenda escolar, evitando, assim, outra renovação de acordo com a empresa suspeita de ser a principal responsável pelo mega-esquema de corrupção conhecido como “Máfia da Merenda”.

Em resposta ao ofício da MATRA, a secretária da Educação, Rosani Puia de Souza Pereira, informou à organização que já havia solicitado a abertura de novo processo licitatório à administração municipal.

Entretanto, a Prefeitura só atendeu a esse pedido após os depoimentos de Genivaldo Marques dos Santos, delator do esquema de corrupção, virem a público, em junho deste ano. No final, a SP Alimentação sagrou-se vencedora mais uma vez.

A MATRA acredita que, agora, os vereadores têm suas mãos a oportunidade de punir os responsáveis por esses desvios. A sociedade esperar que os parlamentares não se omitam frente a esse escândalo.

Comentários

Mais vistos