Notícias

Busca

MATRA

Movimento Voto Consciente divulga a Avaliação dos Deputados Estaduais de São Paulo

06 de setembro de 2010 - 00:00

O Movimento Voto Consciente divulgou dia 3 de setembro a Avaliação dos Deputados Estaduais de São Paulo.

Confira aqui a Avaliação.

O objetivo dessa lista, de acordo com o Movimento, é “levar informação ao cidadão, cobrar resultados dos eleitos e contribuir com o fortalecimento do Poder Legislativo”.

Os critérios de avaliação dos deputados são:

1. Presença nas Comissões de Estudo dos Projetos;

2. Leis aprovadas e sancionadas de sua autoria, e de autoria conjunta;

3. Comunicação e acesso à informação do deputado através de pesquisas feitas e do site de cada um;

4. Presença em plenário nas Votações Nominais;

5.  Fiscalizador do Executivo através da presença em Audiências Publicas do Orçamento, presença em CPI  (Comissões Parlamentares de Inquérito) e de quantidade de Requerimento de Informação feitos ao executivo de sua autoria;

6. Fidelidade partidária e fidelidade ao mandato, entendendo que são critérios para avaliar o compromisso do deputado com seu mandato e pelo qual foi escolhido.

O que é o Movimento Voto Consciente?

Em 1987, durante plena discussão da nova Constituição, um grupo de pessoas insatisfeitas com o rumo da política brasileira decidiu trocar a indignação e angústia pela ação efetiva: verificar o que estavam fazendo os políticos eleitos para resolver os complexos problemas coletivos.

Acreditando na importância do voto consciente e na necessidade de cobrar e acompanhar o trabalho dos nossos representantes políticos, eleitos pelos cidadãos, fomos à Câmara Municipal de São Paulo iniciar o acompanhamento diário das atividades dos vereadores. "O que querem?", "Estão a serviço de quem?", foi a reação inicial dos parlamentares. Explicávamos que éramos apenas cidadãos que queriam saber sobre os projetos em pauta, as propostas e soluções para os problemas da cidade. Neste princípio, não havia nem o hábito do debate democrático em plenário, poucos eram os vereadores que estavam presentes em todas as sessões, poucos compareciam a todas as votações, poucos discutiam os projetos nas comissões de estudos.

O Movimento Voto Consciente marcou sua presença na discussão e elaboração da Lei Orgânica do Município de São Paulo, vigente até hoje. Também passamos a acompanhar os deputados estaduais na Assembléia Legislativa de São Paulo e hoje temos vários núcleos e parcerias com outras entidades em cidades de todo o Brasil.

Comentários

Mais vistos