Notícias

Busca

MATRA

MP abre inquérito para apurar crise no complexo da Famema em Marília

09 de junho de 2015 - 11:01

O Ministério Público de Marília abriu inquérito para apurar a crise no complexo Famema em Marília (SP). Segundo o promotor da Saúde Pública, Isauro Pigozzi, foram solicitadas informações ao governo do Estado, ao Hospital das Clínicas e à Diretoria Regional de Saúde.

Pigozzi adiantou que a investigação será relacionada aos atendimentos, que têm sido alvos frequentes de reclamação. O MP também vai apurar os motivos da suspensão de cirurgias e da falta de materiais básicos no complexo hospitalar. O promotor ressaltou que os pacientes não podem deixar de serem atendidos e que espera o comprometimento do Estado para indicar os locais para onde essas pessoas devem ser encaminhadas.

Entenda o caso
O Hospital das Clínicas do complexo Famema, que é referência para 62 cidades da região, atravessa uma das maiores crises financeiras da sua história. No fim de maio, os diretores da faculdade pediram verbas para o Estado para poderem cumprir os repasses prometidos para janeiro e também para reposição salarial dos funcionários.

A equipe da TV TEM recebeu um documento que atesta o pedido de verba da direção da Famema para o Estado. No documento, enviado ao secretário de Estado da Saúde David Uip, a direção da Famema chega a usar a palavra “implorar” para pedir pelos repasses.

A crise piora a cada dia e tem afetado milhares de pessoas em toda a região de Marília. Devido à gravidade da situação, muitos pacientes têm sido dispensados por falta de material básico, desde os remédios mais simples até materiais de limpeza. Pacientes alegam que o hospital não tem toalhas, lençóis e materiais para atender.

Com uma câmera escondida, a equipe de reportagem da TV TEM gravou as condições da lavanderia do HC. Roupas amontoadas e sujas foram flagradas. De acordo com um funcionário, faltam pessoas e estrutura para dar conta do serviço.

Roupas de cama e toalhas se acumulam na lavanderia (Foto: Reprodução / TV TEM)

Roupas de cama e toalhas se acumulam na lavanderia (Foto: Reprodução / TV TEM)

Fonte: TV TEM

Comentários

Mais vistos