Notícias

Busca

MATRA

Mutirão da Cidadania atende moradores da Vila Nova

01 de janeiro de 2008 - 00:00

A terceira edição do Mutirão da Cidadania, que começou nesta quinta-feira, está atendendo dezenas de moradores da Vila Nova e bairros adjacentes. O projeto, realizado pela Procuradoria da República em parceria com a MATRA, prossegue também nesta sexta-feira, no centro comunitário São Judas Tadeu, das 9 às 16h00. Desta vez, 13 órgãos estão participando do projeto, atendendo em áreas como Previdência, Saúde, Educação e demais serviços ou reclamações.

Nesta terceira edição o mutirão contará com a participação da Justiça Federal (processos em andamento), do INSS (aposentadoria ou revisão), Defensorias Públicas da União e do Estado (orientações jurídicas); Cartórios de Registro Civil e de Imóveis; Procon, Caixa Econômica Federal (verificação de PIS/Fundo de Garantia), DAEM (revisão de contas/parcelamentos), Prefeitura (Procuradores para atendimento de reclamações); Hemocentro (plantão na sexta-feira, para coleta de amostras para exames de medula óssea), Secretaria Estadual da Fazenda (Nota Fiscal Paulista), além dos funcionários do próprio Ministério Público Federal e da diretoria da MATRA.

O “Mutirão da Cidadania” é um projeto inédito no país. Com o evento as pessoas não precisam se deslocar até aos órgãos para buscar uma orientação ou reclamação. Se o problema não for resolvido no próprio mutirão, os casos estão tendo acompanhamento dos funcionários do Ministério Público Federal, que solicitam explicações às autoridades responsáveis. De acordo com o Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, nas edições anteriores, realizadas nas zonas Sul (Jardim Nacional) e Norte (jardim Santa Antonieta), foram atendidas 774 pessoas. Para se ter uma idéia, enquanto que na primeira edição 27% dos casos foram resolvidos no próprio local, com a adesão de mais parceiros esse índice saltou para 77%.

Poupatempo

Outra novidade, nesta terceira edição do mutirão, será a parceria com o Poupatempo, programa criado pelo Governo do Estado de São Paulo e que reúne, em um único local, a prestação de serviços de natureza pública, como consulta de débitos de IPVA, multas de trânsito e segunda via de documentos. Desde segunda-feira, a unidade móvel do Poupatempo está instalada no estacionamento do supermercado Tauste (zona Norte), até o dia 29 de agosto, das 9 às 17h00. Dessa forma, as pessoas que tiverem algum tipo de reclamação ou de esclarecimentos serão orientadas a se dirigirem ao centro comunitário São Judas Tadeu. Quem precisar de segunda via de documentos, durante a realização do mutirão, poderá se dirigir ao Poupatempo, que estará bem próximo daquele local.

Com a realização desses mutirões do Ministério Público Federal, a MATRA está colocando em prática mais uma etapa do trabalho de chegar à comunidade, ouvindo as reclamações e buscando afastar abusos e omissões do Poder Público. A diretoria da ONG também participa do evento, procurando dar suporte aos funcionários do Ministério Público Federal. Mais informações sobre o Mutirão da Cidadania na Vila Nova poderão ser obtidas através dos telefones (14) 3414-1444 (Matra) e 3402-8022 (Procuradoria).

Comentários

Mais vistos