Notícias

Busca

MATRA

Mutirão da Cidadania começa nesta quarta, na igreja Santo Antonio

22 de junho de 2010 - 00:00

Com a mobilização de pelo menos vinte entidades, a próxima edição do Mutirão da Cidadania em Marília será realizada nos nesta quarta e quinta (23 e 24) na quadra de esportes da igreja Santo Antonio, atendendo aos moradores da zona Oeste e também do centro. O atendimento será das 9 às 16h00, com apoio da Associação dos Moradores do Bairro Alto Cafezal e da Paróquia Santo Antonio. Mais informações pelo telefone (14) 3414-1444. Esta será a oitava edição do projeto, tendo sido realizado ainda nas cidades de Garça, Pompéia e também na capital paulista.

O mutirão, realizado pela Procuradoria da República em parceria com a MATRA é inédito no país e tem por objetivo levar à população dos bairros a prestação de serviços na área da cidadania. A idéia é reunir, num mesmo local, funcionários de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além de outras instituições, para atender a população, tirando dúvidas e resolvendo problemas, como falta de remédios ou revisão de aposentadoria, com rapidez e sem burocracia.

O mutirão é realizado sempre em locais de fácil acesso dos moradores de cada região, como sedes de associações de bairros ou entidades, com duração de dois dias, sem intervalo. Com isso, você não precisa mais ir à esses órgãos para resolver problemas que afetam o seu dia-a-dia.

Atendimento

O atendimento é feito em todas as áreas, inclusive atendimento médico (alunos da Faculdade de Medicina de Marília – Famema), oftalmológico e Hemocentro (cadastro de medula óssea). Os moradores também poderão tirar segunda via do registro civil, CPF, além de atendimento jurídico, previdenciário, sobre imóveis, além de fazer reclamações ou denúncias, tudo com rapidez e sem burocracia.

Graças aos mutirões foram detectados problemas como a deficiência de médicos nas Unidades Básicas de Saúde, falta de escrituras públicas no jardim Santa Antonieta e até denúncia de trabalho escravo. No caso do registro dos imóveis, foi realizada uma audiência pública com os moradores e, a partir daí, um esforço das entidades envolvidas para solução desse problema, o que vem dando resultado, tanto que os primeiros títulos de propriedade já começam a ser inscritos no Cartório de Registro de Imóveis.

Mais de três mil pessoas atendidas

Graças ao projeto, idealizado pelo procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, mais de três mil pessoas já foram atendidas apenas na cidade de Marília, segundo relatório divulgado pela Procuradoria da República. Foram beneficiadas 2.466 pessoas que procuraram os órgãos parceiros; cadastramento de 173 doadores de medula óssea, bem como 455 procedimentos relativos à saúde feitos pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

Em maio completou o primeiro ano de funcionamento. Enquanto que no jardim Nacional (primeiro mutirão) ocorreram 305 atendimentos pelos três órgãos envolvidos (apenas 27% dos casos foram solucionados no local), a última edição realizada na cidade (núcleo Nova Marília) beneficiou 1.050 pessoas, com 18 órgãos envolvidos e 95% dos casos resolvidos no próprio local. Existem apenas 15 casos pendentes em que a Procuradoria da República aguarda resposta dos ofícios encaminhados.

Comentários

Mais vistos