Notícias

Busca

MATRA

Mutirão é destaque no site da Procuradoria da República

08 de abril de 2010 - 00:00

Uma hora depois de encerrado o primeiro dia de atendimento no Mutirão da Cidadania, em Marília, o assunto já ganhava destaque no site da Procuradoria da República em São Paulo. Acompanhe a reportagem feita pelo jornalista Marcelo Oliveira:

Um total de 242 atendimentos foram realizados pelos mais de 20 órgãos públicos que participaram do primeiro dia da 6ª edição do Mutirão da Cidadania, no bairro Nova Marília, na zona sul da cidade. O evento, organizado pela Procuradoria da República no Município de Marília e a ONG Marília Transparente, continua nesta sexta, a partir das 9h, na Associação dos Moradores do Núcleo Nova Marília, na rua Nair Rosílio Gutierres, 65, próximo à igreja de Santa Rita de Cássia.

O órgão público mais procurado pelos cidadãos foi a Caixa Econômica Federal, que realizou 54 atendimentos, a maioria para a emissão de CPF ou 2ª via do documento. Foi o caso do mecânico Luiz Adriano Barboza dos Santos, de 30 anos. No horário do almoço, com a roupa de trabalho, ele foi ao mutirão e saiu com o protocolo da 2ª via de seu CPF em menos de 10 minutos. “Aqui é perto do meu trabalho e foi super prático”, disse.

Em segundo lugar ficou o INSS, com 26 atendimentos. O oftalmologista Oswaldo Doreto Campanari atendeu 25 pessoas, o Hemocentro, 24 pessoas, e a Defensoria Pública do Estado, 20. Para o procurador da República Jefferson Aparecido Dias, um dos idealizadores do evento, esta é a função dos órgãos públicos: “o papel dos órgãos públicos não é a prestação de favores, mas, sim, serviços públicos de qualidade”

Desde que teve início, em maio de 2009, o Mutirão percorreu diversos bairros de Marília. No total foram realizados 2142 atendimentos e feito o cadastramento de 168 doadores de medula óssea. Uma das edições anteriores foi realizada em Garça, em parceria com a Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Garça (Faeg). Naquela ocasião, foram realizados 154 atendimentos.

Durante a ação, a comunidade recebe orientações sobre problemas ligados a questões  previdenciárias, saúde, educação, direitos do consumidor, documentos e registros civis. O MPF, por sua vez, recebe notícias sobre esses temas, o que já pautou ações do MPF em Marília, como a que propôs o fim da cobrança pela emissão do CPF naquela região do Estado.

Participam da edição de Nova Marília do Mutirão da Cidadania, além do MPF, o Cartório de Registro de Imóveis, o Cartório de Registro Civil, a Caixa Econômica Federal, o Ciretran, a Controladoria Geral da União, o Daem, a Delegacia da Mulher, a Defensoria Pública Estadual, o Hemocentro, o INSS, a Justiça Federal, o Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura, o Procon, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, a Procuradoria Federal Especializada e as receitas Estadual e Federal.

Novas edições do Mutirão serão realizadas no município de Pompeia, dia 27 de abril, e São Paulo, em maio.

Clique aqui e confira a lista dos serviços que serão prestados por cada um dos órgãos que participarão do 6º Mutirão da Cidadania.

Fonte: MPF/SP
 

 Leia também: Mutirão da Cidadania atende 242 pessoas no primeiro dia

Comentários

Mais vistos