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Número de queixas cresce 5,6% no Procon em maio

09 de junho de 2010 - 00:00

Segundo balanço divulgado ontem pelo Procon de Marília, o número de reclamações registradas pelo órgão de defesa do consumidor em maio teve um acréscimo de 5,6% no comparativo com o mês anterior. No mês passado, foram recebidas 656 queixas, contra 621 em abril. Assim com em meses anteriores, serviços essenciais (água, luz, telefone e esgoto) lideram o ranking de reclamações, totalizando 172 queixas, dez a mais que em abril. Já os assuntos financeiros, figuram em segundo lugar na lista, com 166 reclamações. Serviços privados somaram 122 queixas, de acordo com o relatório do órgão.

Setor de produtos (brinquedos, eletrodomésticos, material de construção, roupas e produtos de beleza, entre outros) teve o maior crescimento, de 31,6%, e gerou 11 processos administrativos. No mês passado, Procon de Marília recebeu 158 reclamações, contra 120 em abril. Serviços privados (clubes, cursos livres, escolas particulares, internet, prestação de serviços) geraram 122 queixas em maio.

A grande maioria dos registros no período analisado, de 1º a 31 de maio, foi originado por telefone, com 427 queixas. As reclamações também podem ser feitas por cartas e as consultas com técnicos especializados por meio eletrônico. Das 656 reclamações registradas, 14 originaram processos administrativos. Assuntos financeiros são responsáveis por três processos e produtos 11. Após abrir o processo administrativo, o Procon notifica os interessados e realiza audiências de conciliação, entre o fornecedor e o consumidor.

O Procon – O Procon, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, é um órgão atua em todo Brasil em defesa do consumidor, que orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos e fiscaliza as relações de consumo. Em Marília, o escritório do Procon fica na rua Amazonas, 527.
 

Fonte: Correio Mariliense

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