Notícias

Busca

MATRA

Não é Justo

10 de maio de 2010 - 00:00

Carlos Rodrigues da Silva Filho *

Voltemos ao cenário da saúde em Marília.

Já tivemos a oportunidade de refletir aqui a frustração de parte significativa de seus profissionais em relação à desordem instalada, numa área que sempre nos portamos dentro de limites aceitáveis de qualidade.

Discutimos também que existem várias medidas a serem tomadas, e nenhuma delas na direção da compra irregular de serviços ou da privatização do SUS, muito menos de acusações conduzidas sem que as mais básicas regras de jornalismo tenham sido aplicadas, ora contra os profissionais, ora contra o sistema público.

Nesse contexto, a forma como foi noticiada a prematura morte da Sra. Rosemeire Custódio de Oliveira no PA Santa Antonieta, ultrapassou os limites do aceitável, e atingiu um profissional o qual os que com ele convivem são seus fiadores, e me alivia saber, que muito de seus pacientes também e assim se expressaram, o Dr. Werner Garcia de Souza.

Não nos parece razoável que em nome de se noticiar e cumprir um papel pró-ativo na resolução do problema se possa fazê-lo sem um mínimo de busca da verdade.

A seqüela disso? Basta se lembrar da Escola de Base. Depois que de forma histérica ou por leviandade uma suspeita infundada é levantada contra pessoas ou instituições, pode se passar uma vida buscando a reparação, sem sucesso. Todos se lembram das acusações. Poucos da reparação, caso ocorra.

Incomoda-me o silencio das entidades médicas, mais uma vez.

Espero que uma vez apurada as circunstâncias do óbito, que se repare a reputação de um profissional do mais alto compromisso com o SUS e qualidades humanitárias, se esse for o caso. Caso contrário, que a justiça cumpra seu papel.

* Carlos Rodrigues da Silva Filho é médico e membro do Conselho Consultivo da MATRA.

Comentários

Mais vistos