Notícias

Busca

MATRA

Índice de Percepção da Corrupção 2012: Os governos devem priorizar o combate à corrupção

06 de dezembro de 2012 - 12:55

Olhando para o Índice de Percepção da Corrupção 2012, é claro que a corrupção é a maior ameaça que a humanidade enfrenta. A corrupção destrói vidas e comunidades, prejudica países e instituições. Ele gera falta de confiança na população, o que desestabiliza sociedades e exacerba os conflitos violentos.

O Índice de Percepção da Corrupção pontua os países em uma escala de 0 (muito corrupto) a 100 (muito íntegro). Embora nenhum país tenha uma pontuação perfeita, dois terços dos países possuem pontuação abaixo de 50, indicando um problema mundial grave de corrupção.

A corrupção é traduzida no sofrimento humano e quem mais sofre são as famílias pobres que são extorquidas por subornos para terem acesso a atendimento médico ou a água potável. A corrupção causa falha na prestação de serviços básicos, como educação e saúde. Ela desvia a construção de infraestruturas essenciais, através de agentes corruptos desviando dinheiro público.

A corrupção equivale a um imposto sujo, e os pobres e mais vulneráveis são as suas principais vítimas.

Então, como podemos combater os efeitos da corrupção no setor público?

Os governos precisam integrar as ações de combate à corrupção em todos os aspectos da tomada de decisão. Eles devem garantir regras claras para o lobby e financiamento político, tornar todos os gastos públicos mais transparentes, e tornar os órgãos públicos mais responsáveis. Nós esperamos governos com posições mais duras frente ao abuso de poder.

Os resultados do Índice 2012 mostra que ainda há muitas sociedades e governos que precisam dar uma maior prioridade a esta questão.

TABELA COMPLETA E RANKINGS

O Índice de Percepção da Corrupção classifica os países e territórios com base em quão corrupto seu setor público é percebido. A pontuação de um país ou território indica o nível de percepção da corrupção no setor público em uma escala de 0 – 100, onde 0 significa que um país é percebido como altamente corrupto e 100, é percebido como muito íntegro. A classificação de um país indica a sua posição em relação aos outros países e territórios incluídos no índice. O índice deste ano inclui 176 países e territórios.

Ranking

Faça aqui o download do Índice em pdf.

Mais informações: http://transparency.org/cpi2012/results

Fonte: Amarribo Brasil

Comentários

Mais vistos