Notícias

Busca

MATRA

OAB instala Tribunal de Ética em Marília

12 de maio de 2010 - 00:00

Marília passa a ter a partir desta quinta-feira (13)  uma unidade do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. O serviço inédito deve analisar aproximadamente 20 denúncias envolvendo profissionais por mês e vai funcionar na sede da casa do Advogado. Relatores e assessores da Turma Disciplinar de Marília serão empossados às 19h30 no anfiteatro do Univem.

O presidente, o advogado Antonio Carlos Roselli, diz que ao todo serão 20 relatores e 20 assessores, entre advogados que fazem parte das doze subseções ligadas a Marília – Ourinhos, Assis, Tupã, Lins, Santa Cruz do Rio Pardo, Paraguaçu Paulista, Pompeia, Garça, Cafelândia, Cândido Mota, Palmital – que participam do tribunal instalado na cidade.

O tribunal é um órgão disciplinar, que julga denúncias contra advogados, apurando condutas de ética e comportamento. De acordo com Roselli, que indicou os nove membros de Marília, qualquer pessoa pode questionar o comportamento de um advogado na OAB, que vai instaurar um processo de ofício.

Até então, o Tribunal de Ética era vinculado a Bauru. “A descentralização em Marília irá permitir uma agilização nos processos, proporcionando uma resposta mais rápida”, diz Roselli. A proposta é de que seja realizada uma sessão mensal, onde deverão ser julgados vinte processos.

Para ser indicado como membro do Tribunal de Ética é necessário que o advogado tenha pelo menos cinco anos de experiência e tenha boa reputação, sem deslizes de conduta ou antecedentes criminais.


Fonte: Diário de Marília

Comentários

Mais vistos