Notícias

Busca

MATRA

OAB: luta sem tréguas contra a corrupção no país

08 de fevereiro de 2010 - 00:00

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou nesta segunda (08), durante entrevista,  que o momento vivido pela sociedade brasileira exige um trabalho incessante por parte de entidades como a Ordem, traduzindo-se por uma luta constante contra a corrupção, um dos males que mais a afligem. "Tudo isto sem abrir mão do devido processo legal", ressaltou. Segundo ele esse combate tem várias frentes, sendo a primeira delas "o fortalecimento do Judiciário,  propiciando-lhe estrutura adequada e trabalhando por uma simplificação da legislação processual, para evitar o elevado número de recursos possíveis".

Ophir também destacou a importância de uma reforma do sistema eleitoral. Ele defendeu o financiamento público das campanhas, pois, "da maneira como esse financiamento ocorre hoje os políticos fazem acordos espúrios com empresários para depois receberem do poder público. Isso acaba tornando-se mais caro para o contribuinte". Além disso, lembrou que esse procedimento "acaba por abortar vocações daqueles que compreendem a política como algo maiúsculo e que se recusam a participar de esquemas incompatíveis com seus princípios".

Ele também se referiu à necessidade de se discutir a questão dos cargos comissionados no Legislativo e no Executivo em todos os níveis, "contando-se às dezenas de milhares por todo o país – no Executivo federal já passam de 25 mil – e foram transformados em moedas de troca para  apoiamento político. É importante que tenhamos uma burocracia de Estado e não uma burocracia de governo".

Fonte: OAB-Brasil

Comentários

Mais vistos