Notícias

Busca

MATRA

Observatório Social começará a funcionar em Santa Maria (RS)

23 de agosto de 2011 - 11:06

Nos próximos dias a cidade de Santa Maria (RS) passará a contar com uma entidade responsável por fiscalizar os gastos públicos e por realizar ações de cidadania fiscal. Trata-se do Observatório Social, uma ONG que presente em 60 municípios, de nove estados brasileiros.

Segundo a presidente do Observatório de Santa Maria, Edina Sandra Moser Toneto, o lançamento foi no final do ano passado e nos últimos meses a entidade estava em busca de recursos para o custeio dos trabalhos e de um local para a sede, que será na Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames).

Edina explica que o observatório já conta com voluntários e estagiários e a intenção é conseguir mais pessoas para trabalhar no acompanhamento dos gastos públicos. “Temos visitado entidades da cidade para apresentar a proposta de trabalho e os objetivos do Observatório e conseguir não apenas apoio financeiro, mas também voluntários”. O Observatório irá acompanhar as compras de prefeitura e a Câmara Municipal.

De acordo com Edina, informalmente já estão sendo acompanhadas algumas licitações. Além disso, o Observatório já se posicionou contra o aumento do número de vereadores na cidade. “Estamos organizando um abaixo-assinado”, diz.
O Observatório de Santa Maria conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Contabilistas de Santa Maria (Sincosm), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), entre outros parceiros.

Quem compõe o Observatório Social de Santa Maria

Presidente: Edina Sandra Moser Toneto
Vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros: Isamar Cristina
Vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças: Felipe Dias Ribeiro
Vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia: Tânia Moura da Silva
Vice-presidente para assuntos de controle social: Ivanice Zanini Schultes

Conselho fiscal

Titulares
Alexandre Prates da Silva, Everton Barth dos Santos e Thiago Kader Ibdaiwi

Suplentes
José Sidnei Konzegen dos Santos, Luiz Carlos Teixeira de Oliveira e Odone Santos da Luz

Fonte: Observatório Social do Brasil – 22/08/2011

Comentários

Mais vistos