Notícias

Busca

MATRA

ONGs se reúnem em Analândia na Semana de Combate à Corrupção

13 de dezembro de 2010 - 00:00

Ativistas organizados em ONGs que fiscalizam o poder público e o correto uso do dinheiro do povo se organizaram ontem, em Analândia (a 160 km de Bauru, região de Brotas), para celebrar a Semana Mundial de Combate à Corrupção. A cidade foi escolhida devido ao assassinato do vereador Evaldo José Nalin (PSDB), no dia 9 de outubro deste ano. A Bauru Transparente (Batra) foi representada por uma delegação, chefiada pelo presidente da entidade, Marco Vanzella.

Apesar de ter iniciado seu mandato como situação na Câmara Municipal, Nalin começou a investigar suspeitas de desvio de dinheiro e por isso fez pedidos de documentação ao Poder Executivo, tornando-se um incômodo para muita gente. A morte do vereador deixou a população indignada e temerosa com a violência. Membros de ONGs de 5 regiões dos País estiveram presentes e manifestaram apoio à cidade abalada. Segundo Josmar Verillo, presidente do conselho da Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito), os moradores precisam saber que não estão sozinhos na luta contra a corrupção para que, assim, fortaleçam o movimento de mudança na cidade.

A manifestação começou com passeata de carros, cheios de placas, megafones e com buzinas a mil, convidando toda a população a participar e chamar atenção para o assassinato e os casos de corrupção. Para Arimatéia Dantas, idealizador da Força Tarefa Popular, que atua no Piauí, todos são responsáveis. O silêncio dos justos e honestos contribui para o agravamento dos fatos. Precisou perder uma vida para ressuscitar várias outras que estão aqui hoje, salientou.

Após a passeata, os manifestantes se reuniram na Saman (Sociedade Amigos de Analândia) para realizar palestras e discutir a luta contra os corruptos. A presença dos jovens foi minoritária, mas José Olímpio Romeiro, morador de Analândia, fez questão de levar o neto Pietro, de 1ano, ao evento. "A nova geração tem que continuar com a fiscalização e que daqui para frente se sintam honrados de ter elegido os políticos que estão no poder os representando," disse.

O único vereador da cidade presente foi Rodrigo Balerini (PMDB), que se emocionou ao agradecer a todos que ajudam a extirpar esse câncer que se chama corrupção em nosso país. A Semana Mundial de Combate à Corrupção trouxe para Analândia o IFC de Brasília (Instituto de Fiscalização e Controle), criado em 2005, e que tem como membros servidores públicos federais. Segundo Henrique Ziller, presidente do Instituto e também auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), o trabalho não termina após o protesto. Não é o encerramento e sim o início da movimentação. E voltará na cidade para manter estado de prontidão contínua, frisou. Além disso, ele solicita que ONGs de outras cidades também se comprometam em ajudar Analândia. Como é o caso da Batra (Bauru Transparente), que se mobilizou com a iniciativa, participou do evento e se coloca à disposição para orientar e dar apoio à criação de novas ONGs no combate à corrupção. "É muito importante neste momento, demonstrar apoio e que a da rede de 192 ONGs, estão unidas e enfrentarão qualquer tipo de ameaça", afirma Marco Vanzella, da Batra. Para Fabiele Fortaleza, da Batra Jovem, apesar da união de pessoas engajadas, o clima da cidade me causou espanto. "O relato dos habitantes me remeteu a passado triste, que eu só conhecia por livros", relata.

A manifestação foi finalizada com os ativistas lavando a calçada em frente à Câmara Municipal, com a intenção de promover um ato simbólico de limpeza da sujeita e crimes espalhados pelos agentes públicos.

Fonte: Jornal da Cidade – Bauru (teto de Lírian Pádua – Especial para o JC)

 

 

 

 

Comentários

Mais vistos