Operação conjunta do MP prende quadrilha que desviava medicamentos da rede pública
Uma operação conjunta do Ministério Público por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) – Núcleo São Paulo, da Polícia Civil e da Corregedoria Geral da Administração prendeu, na manhã desta quinta-feira (2), 12 integrantes de uma quadrilha investigada por desviar medicamentos da rede pública estadual de saúde.
Foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Entre os presos está uma servidora do Hospital Brigadeiro, na Capital.
De acordo com as investigações, a quadrilha desviava medicamentos de alto custo da rede estadual de saúde, com a ajuda de funcionários públicos, e os revendia para farmácias e distribuidoras de medicamentos. Vários dos mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesses estabelecimentos. Um dos envolvidos foi preso no Rio de Janeiro.
Nas residências dos envolvidos, em farmácias e distribuidoras foram apreendidos vários tipos de medicamentos de origem controlada, de alto custo, destinados a tratamento oncológico oferecido a pacientes da rede estadual de saúde. Também foram apreendidos diversos veículos pertencentes aos investigados.
Segundo as investigações, a ação da quadrilha causou um prejuízo de pelo menos R$ 10 milhões aos cofres públicos.
Fonte: MP-SP – 02/02/2012