Notícias

Busca

MATRA

Operação prende prefeito no ES suspeito por desvio de R$ 50 milhões

19 de abril de 2012 - 16:01

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (19), durante uma operação, o prefeito de Presidente Kennedy (ES), Reginaldo Quinta (PTB), suspeito por desvios de cerca de R$ 50 milhões.

A operação, batizada de "Lee Oswald", cumpre 79 mandados judiciais, sendo 51 de busca e apreensão, além de 13 mandados de prisões preventivas e 15 de prisões temporárias. Todas as 28 pessoas já foram presas.

A grupo, segundo a PF, é acusado por fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de verbas, além de pagamentos indevidos em contratos de serviços e compra de materiais no Espírito Santo.

A investigação, iniciada há seis meses, verificou que o líder da quadrilha era o prefeito de Presidente Kennedy. A cidade é a campeã de créditos em royalties do Estado, com quase 20% de todo o valor recebido pelo Espírito Santo, o que permite que o PIB per capita alcance padrões superiores aos de países desenvolvidos. Entretanto, o município é o lanterna do ranking educacional no Estado e apresenta o quarto pior índice de desenvolvimento humano entre as cidades capixabas, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A grande quantidade de recursos municipais era desviada para os membros da quadrilha. Segundo a PF, as licitações eram montadas a partir de editais que restringiam a concorrência e eram direcionadas para grupos econômicos previamente escolhidos, que simulavam legalidade do processo.

A quadrilha era formada pela sobrinha do prefeito, que acumulava a chefia de três secretarias municipais, além do procurador-geral do município, integrantes da comissão de licitação, empresários e dois policiais militares, sendo um deles o comandante da Guarda Municipal.

Um membro da executiva estadual do partido político do prefeito também participava do esquema, segundo a PF.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A reportagem não conseguiu contato na Prefeitura de Presidente Kennedy para comentar a prisão.

Fonte: Folha de São Paulo – 19/04/2012

Comentários

Mais vistos