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Operação Esculápio: Famema informa à MATRA dados sobre seu orçamento

29 de julho de 2015 - 11:09

No dia 08 de julho a Polícia Federal de Marília deflagrou a Operação Esculápio a fim de investigar suspeitas de irregularidades ocorridas em licitações e contratos firmados pela Famar (Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília) com empresas prestadoras de serviços médicos. A força tarefa aconteceu duas semanas após uma comissão especial de auditoria ser nomeada pela Secretaria Estadual de Saúde para investigar a situação do Complexo Famema.

As investigações federais tiveram como base denúncias recebidas pelo Ministério Público Estadual e pelo relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Fumes – Famar apresentado em dezembro de 2012 pelos vereadores Wilson Damasceno (PSDB) e pelos ex-vereadores Júnior da Farmácia (PTB) e Eduardo Gimenes (DEM). Na época, a MATRA demonstrou apoio à CPI, pois também estava preocupada com a questão. Em 2008 a entidade havia solicitado providências ao MPE (Ministério Público do Estado de São Paulo).

Após o início das investigações da Operação Esculápio, a MATRA passou a divulgar em seu site informações sobre o andamento do inquérito. Diante das publicações, o departamento de comunicação da Famema entrou em contato com a entidade para informar sobre a receita, despesa, teto SUS, custeio e orçamento do Complexo. Confira na íntegra a nota enviada à MATRA:

A FAMEMA É DE TODOS E A TODOS INTERESSA 

Diante dos fatos ocorridos na quarta-feira, dia 08 de julho de 2015, na operação conjunta da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal, alguns itens das investigações divulgados em entrevista coletiva pelos responsáveis pela ação, merecem esclarecimentos públicos, como demonstrados a seguir:

1) Que todas as ações e processos das duas instituições (FAMEMA e FAMAR) seguem os determinantes de leis e regulamentos específicos podendo ser consultados a qualquer momento, como faz de maneira rotineira o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o Ministério Público.

2) Cumpre ressaltar que as divulgações realizadas na mídia ocorreram com grande teor de julgamento prévio, antes da apuração dos fatos.

3) Todas as licitações seguem o decreto estadual 5.469 de 02 de janeiro de 2007, que trata da obrigatoriedade da modalidade “pregão eletrônico”, com a adoção do Sistema Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo. Os descritivos dos produtos e seus fornecedores são cadastrados e as sessões públicas dos pregões eletrônicos são monitoradas pelos servidores da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Portanto, não temos autonomia LOCAL (FAMEMA), na elaboração dos descritivos dos produtos/ou liberação dos seus cadastros no sistema, na indicação dos fornecedores que participam do pregão, inclusive só temos acesso às suas identidades, via sistema BEC durante a Sessão do Pregão Eletrônico, após o encerramento da etapa de lance.

Quanto às órteses e próteses, e materiais médicos especiais, também são utilizados os parâmetros e limites dos valores pagos na tabela SUS, ditados pelo próprio Governo Federal. A seguir apresentamos alguns dados significativos:

DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMEMA (Órteses e Próteses)

Atual Análise Final
Produto Preço Referencial BEC Valor Tabela SUS Preço Contratado no pregão Preço Referencial Economia no Pregão (%) Tabela SUS Economia no Pregão (%)
BALÃO P/ANGIOPLASTIA CORONÁRIA 350,00 500,00 245,00 30,0 51,0
BALÃO P/ANGIOPLASTIA 300,00 500,00 245,00 18,3 51,0
PRÓTESE ENDOVASCULAR EXPANSÍVEL (STENT) 1.100,00 2.034,50 500,00 54,6 75,4
CARGA P/ GRAMPEADOR LINEAR DE 75 A 80MM 254,00 254,00 183,00 27,9 27,9
CONJUNTO P/HIDROCEFALIA DE MÉDIA PRESSÃO (PEDIÁTRICA) 845,40 845,80 641,00 24,2 24,2
CONJUNTO P/HIDROCEFALIA DE MÉDIA PRESSÃO (NEONATAL) 845,40 845,80 641,00 24,2 24,2
CONJUNTO P/HIDROCEFALIA DE MÉDIA PRESSÃO (ADULTO) 845,40 845,80 641,00 24,2 24,2
GRAMPEADOR CIRCULAR INTRALUMINAL 31MM A 33MM 959,40 959,40 671,58 30,0 30,0
GRAMPEADOR CIRÚRGICO LINEAR CORTANTE 75MM A 80MM 1.033,00 1.033,00 779,00 24,6 24,5
01 GRAMPEADOR CIRÚRGICO (BARIÁTRICO) 1.795,00 1.795,00  1.342,00  25,2  25,2
SISTEMA DE DERIVACÃO VENTRICULAR EXTERNA 525,00 525,02 358,50 31,7 31,7
SISTEMA DE DRENAGEM LOMBAR EXTERNA 525,00 525,02 422,00 19,6 19,6

 

É possível notar que os preços contratados são bem menores, tanto em relação aos preços referenciais, como em relação à tabela SUS, tão criticada pelos seus preços considerados baixos. Em alguns itens como o Stent, a economia chega a 75,4%.

Quanto aos medicamentos e insumos, a economia se repete, variando até 59,2% como fica demonstrado abaixo:

DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMEMA (Medicamentos e Insumos)

Atual Análise Final
Produto Preço Referencial BEC Preço Contratado no pregão Economia no Pregão (%)
ALFAEPOETINA 40.000 UI 943,50 700,00 25,8
PAMIDRONATO DISSÓDICO 90 MG 58,00 47,50 18,1
POLIMIXINA B 500.000 UI 57,72 32,84 43,1
KIT PARA DOSAGEM DE PROGESTERONA 9,60 8,00 16,7
KIT PARA DETECÇÃO DE AC ANTI AG E DA HEPATITE B 8,00 6,40 20,0
KIT PARA DETECÇÃO DE AC ANTI HBS 12,00 9,00 25,0
KIT PARA DETECÇÃO DE AC IGM ANTI HEPATITE A 8,00 6,23 28,4
KIT PARA DOSAGEM DE ALFA FETOPROTEÍNA 10,958 7,79 28,9
KIT PARA DOSAGEM DE ANTI TPO 12,24 5,00 59,2
KIT PARA DOSAGEM DE ANTICORPO ANTI TIREOGLOBULINA 9,70 5,73 40,9
KIT PARA DOSAGEM DE CA 125 12,58 10,47 16,8
KIT PARA DOSAGEM DE CA 15-3 12,50 10,47 16,2
KIT PARA DOSAGEM DE CA 19-9 12,60 10,47 16,9
KIT PARA DOSAGEM DE CORTISOL 13,08 8,60 34,3
KIT PARA DOSAGEM DE FERRITINA 8,49 6,57 22,6
KIT PARA DOSAGEM DE HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE 6,92 4,77 31,1
KIT PARA DOSAGEM DE HORMÔNIO LUTEINIZANTE 12,00 8,72 27,3
KIT PARA DOSAGEM DE TIROXINA LIVRE 4,81 0,77 16,1
KIT PARA DOSAGEM DE TIROXINA TOTAL 7,00 4,07 41,9
TESTE SOROLÓGICO; PARA DETEC. DE ANTICORPOS CONTRA O TRYPANOSOMA CRUZI 5,12 2,45 52,2
TESTE SOROLÓGICO PARA HIV1/2 7,53 6,42 14,8
FILTRO P/REMOCÃO DE LEUCÓCITOS EM CONCENTRADO DE HEMÁCIAS EM BANCADA 101,33 90,00 11,2
EQUIPO P/TRANSFUSÃO DE SANGUE E HEMODERIVADOS 3,01 2,40 20,3
BOLSA SECA P/TRANSFERÊNCIA 300 ML 11,76 6,30 46,5
BOLSA SECA P/TRANSFERÊNCIA 600 ML 11,86 6,30 46,9

4) Todos os avisos das licitações e as contratações são divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo e em jornal diário de grande circulação na cidade de Marília, demonstrando a transparência na divulgação dos atos praticados.

DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMAR (ÓRTESE E PROTESES)

Atual                                             Análise Final
Produto Preço Referencial  Preço Contratado Economia na Licitação Preço Referencial/Tabela SUS (%)
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL INTRACANAL TIPO A 525,00 300,00 42,9
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL INTRACANAL TIPO B 700,00 500,00 28,6
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL INTRACANAL TIPO C 1.100,00 600,00 45,5
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL RETRO-AURICULAR TIPO A 525,00 375,00 28,6
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL RETRO-AURICULAR TIPO B 700,00 470,00 32,9
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL RETRO-AURICULAR TIPO C 1.100,00 730,00 33,6
CADEIRA DE RODAS C/ CAMBAGEM ADULTO TAM 50 8.740,00 4.900,00 43,9
CADEIRA DE RODAS C/ CAPACIDADE 100 KG 929,20 571,00 38,5
CADEIRA DE RODAS C/ CHASSI TUBULAR ADULTO DUPLO X 4.068,00 2.450,00 39,8
CADEIRA DE RODAS C/ CHASSI TUBULAR ADULTO PARA OBESO 3.300,00 1.649,00 50,0
CADEIRA DE RODAS DUPLO X ADULTO C/ TRAVA DE SEGURANÇA 4.068,00 2.450,00 39,8
CADEIRA DE RODAS INFANTIL ATÉ 50 KG 884,00 770,00 12,9
CADEIRA DE RODAS MONOBLOCO ADULTO C/ CAMBAGEM 4.935,00 2.900,00 41,24
CADEIRA DE RODAS MONOBLOCO ADULTO C/ TILT 8.318,00 4.900,00 41,09
CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA PARA OBESO 11.900,00 7.557,00 36,50

 

DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMAR (Insumos)

Atual Análise Final
Produto Preço Referencial  Preço Contratado Economia na Licitação   Preço Referencial/Tabela SUS (%)
AR COMPRIMIDO GASOSO MEDICINAL 10,00 6,34 36,6
DIÓXIDO CARBONO EM CILIN. 100% P/LAPAROSCOPIA 28,00 7,45 73,4
LOCAÇÃO CILINDRO OXIGÊNIO GASOSO 25,00 15,85 36,6
LOCAÇÃO DE CIL. CAP. 4 A 10 KG – DIÓXIDO CARBONO 25,00 15,85 36,6
LOCAÇÃO CILINDRO CAP. 10 M3 NITROGÊNIO 25,00 15,85 36,6
LOCAÇÃO DE CIL. 25 A 33 KG DIÓXIDO CARBONO 25,00 14,56 41,8
LOCAÇÃO CILINDRO CAP. 8/9 KG ACETILENO 25,00 14,86 40,5
LOCAÇÃO DE CILINDRO DE OXIGÊNIO GASOSO 01 A 04 M3 25,00 15,85 36,6
LOCAÇÃO CILINDRO 04 A 10 M3 P/AR COMPRIMIDO 25,00 15,85 36,6
LOCAÇÃO DE TANQUE DE OXIGÊNIO COM 10.000 800,00 639,90 20,0
NITROGÊNIO GASOSO COMUM 12,00 6,53 45,6
ÓXIDO NITROSO GASOSO 15,00 4,30 28,7
OXIGÊNIO GASOSO MEDICINAL EM CILINDROS 10,00 6,53 34,7
OXIGÊNIO LÍQUIDO M³ 1,50 0,85 43,3

Ficam evidenciadas as economias nos Pregões. As contratações resultam em economia de 73,40%, como o caso da contratação do Dióxido de Carbono em Cilindro para Laparoscopia.

 

5) Com relação aos contratos de aluguéis de imóveis, tanto da FAMEMA quanto da FAMAR, seguem a legislação vigente e são contratos sob laudo avaliativo, com grande rigor técnico, da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), órgão público do Governo do Estado de São Paulo que tem isenção para avaliações corretas dos imóveis. Os processos e os laudos citados são de domínio público e podem ser consultados por todos e é realizado, de rotina, pelo Tribunal de Contas do Estado.

6) No que se refere aos contratos terceirizados com serviços e equipamentos inexistentes na FAMEMA, os mesmos são de longa data, realizados na observância rigorosa das Leis e regulamentos que regem o processo. Tem como objetivo atender às demandas dos pacientes do SUS de Marília e mais 62 municípios, caso contrário não teriam acesso a exames e terapias para as suas necessidades de saúde.

7) Em relação aos plantões médicos temos duas modalidades: presencial e de disponibilidade. Esta Diretoria, enfrentando qualquer tipo de interesse individual, disciplinou os plantões em função da necessidade da demanda dos pacientes do SUS. Como é do conhecimento de todos, atendemos a grande maioria das especialidades médicas em regime de emergência; e seria muito desastroso para os pacientes, não contar com os especialistas no momento que mais precisam. Lembramos ainda, que o Complexo Assistencial da FAMEMA é o único serviço de referência para o atendimento de urgência e emergência, de alta complexidade para 1.200.000 habitantes da região de Marília, que adota a politica de vaga zero.

8) Todas as contas da FAMEMA e da FAMAR são auditadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

A FAMEMA é uma instituição pública que completará 50 anos em 2016, com reconhecimento nacional e internacional na formação de recursos humanos na área de saúde, com excelentes avaliações do Ministério da Educação e importante polo de assistência à saúde na RRAS 10 para usuários do SUS. É um orgulho de Marília, pois a FAMEMA é considerada uma das melhores faculdades do Brasil e tem legado ao mercado os melhores profissionais.

A FAMEMA e a FAMAR continuam à disposição das autoridades e confia na lisura dos procedimentos da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal.

 

FAMEMA/FAMAR

 

A Direção do Complexo Famema informa que:

 

Os valores de receita de custeio do teto SUS repassados pelo Governo do Estado, convênios com a Secretaria de Estado da Saúde e da Autarquia Famema foram de R$ 170 milhões de reais em 2012; de R$ 189 milhões em 2013; e de 197 milhões em 2014. Portanto, o aumento foi de 15,9 % de 2012 para 2014. No período de 2012 a 2014, o Governo autorizou reajustes salariais acumulados na ordem de 22,6%. Se for aplicado o INPC do período que foi de 18,9%, pode-se constatar que o crescimento real do orçamento de custeio foi negativo em 3%.

Além disso, foi inaugurada a nova unidade da Rede Lucy Montoro. Tais aumentos foram insuficientes e não estão incluídos os índices inflacionários do período. É de conhecimento de todos que houve aumentos substanciais nos insumos hospitalares em decorrência da variação cambial e dos índices inflacionários. Mesmo assim, as licitações têm sido realizadas com preços reduzidos, como pode ser constatado a seguir:

DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMEMA E NA FAMAR

Atual Análise Final
Produto Preço Referencial BEC Valor Tabela SUS Preço Contratado no pregão Preço Referencial Economia no Pregão (%) Tabela SUS Economia no Pregão (%)
BALÃO P/ANGIOPLASTIA CORONÁRIA 350,00 500,00 245,00 30,0 51,0
BALÃO P/ANGIOPLASTIA 300,00 500,00 245,00 18,3 51,0
PRÓTESE ENDOVASCULAR EXPANSÍVEL (STENT) 1.100,00 2.034,50 500,00 54,6 75,4
Produto Preço Referencial

 

Preço Contratado Economia na Licitação   Preço Referencial/Tabela SUS (%)
CADEIRA DE RODAS C/ CAMBAGEM ADULTO TAM 50 8.740,00 4.900,00 43,9
CADEIRA DE RODAS C/ CAPACIDADE 100 KG 929,20 571,00 38,5
CADEIRA DE RODAS C/ CHASSI TUBULAR ADULTO DUPLO X 4.068,00 2.450,00 39,8
CADEIRA DE RODAS C/ CHASSI TUBULAR ADULTO PARA OBESO 3.300,00 1.649,00 50,0
OXIGÊNIO LÍQUIDO M³ 1,50 0,85 43,3

 

Em 2014 o Complexo Assistencial Famema realizou quase dois milhões de procedimentos entre consultas, exames e cirurgias para o atendimento médico e ambulatorial aos 62 municípios que integram o DRS IX com população estimada em 1.200.000 habitantes.

Informações – Ano 2014:

1 Área Assistencial

Despesas: R$ 156.000.000,00
– 03 hospitais (HC1, HC2 e HC3).
– Hemocentro.
– Ambulatório Mário Covas.
– Oncologia.
– Oftalmologia.
– Saúde mental.

Produção
– 7.374 cirurgias/ano

– 1.270 partos/ano
– 13.280 internações/ano
– 1.730.000 procedimento ambulatoriais/ano
– 4.780 procedimentos por dia
Custo médio/procedimento – R$ 89,00

2 Área Acadêmica

Despesa anual – R$ 43.000.000,00, para manter, gratuitamente:
– 640 alunos de medicina.
– 160 alunos de Enfermagem.
– 293 residentes médicos e multiprofissionais.
– Dois mestrados,  com 60 alunos.

Alguns dados:

O custo mensal de um estudante de Medicina na Famema é de R$ 6.000,00, enquanto nas faculdades particulares o custo médio é de R$ 8.000,00.

É importante informar, ainda, que todas estas informações são públicas.

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