Operação Esculápio: Famema informa à MATRA dados sobre seu orçamento
No dia 08 de julho a Polícia Federal de Marília deflagrou a Operação Esculápio a fim de investigar suspeitas de irregularidades ocorridas em licitações e contratos firmados pela Famar (Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília) com empresas prestadoras de serviços médicos. A força tarefa aconteceu duas semanas após uma comissão especial de auditoria ser nomeada pela Secretaria Estadual de Saúde para investigar a situação do Complexo Famema.
As investigações federais tiveram como base denúncias recebidas pelo Ministério Público Estadual e pelo relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Fumes – Famar apresentado em dezembro de 2012 pelos vereadores Wilson Damasceno (PSDB) e pelos ex-vereadores Júnior da Farmácia (PTB) e Eduardo Gimenes (DEM). Na época, a MATRA demonstrou apoio à CPI, pois também estava preocupada com a questão. Em 2008 a entidade havia solicitado providências ao MPE (Ministério Público do Estado de São Paulo).
Após o início das investigações da Operação Esculápio, a MATRA passou a divulgar em seu site informações sobre o andamento do inquérito. Diante das publicações, o departamento de comunicação da Famema entrou em contato com a entidade para informar sobre a receita, despesa, teto SUS, custeio e orçamento do Complexo. Confira na íntegra a nota enviada à MATRA:
A FAMEMA É DE TODOS E A TODOS INTERESSA
Diante dos fatos ocorridos na quarta-feira, dia 08 de julho de 2015, na operação conjunta da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal, alguns itens das investigações divulgados em entrevista coletiva pelos responsáveis pela ação, merecem esclarecimentos públicos, como demonstrados a seguir:
1) Que todas as ações e processos das duas instituições (FAMEMA e FAMAR) seguem os determinantes de leis e regulamentos específicos podendo ser consultados a qualquer momento, como faz de maneira rotineira o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o Ministério Público.
2) Cumpre ressaltar que as divulgações realizadas na mídia ocorreram com grande teor de julgamento prévio, antes da apuração dos fatos.
3) Todas as licitações seguem o decreto estadual 5.469 de 02 de janeiro de 2007, que trata da obrigatoriedade da modalidade “pregão eletrônico”, com a adoção do Sistema Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo. Os descritivos dos produtos e seus fornecedores são cadastrados e as sessões públicas dos pregões eletrônicos são monitoradas pelos servidores da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Portanto, não temos autonomia LOCAL (FAMEMA), na elaboração dos descritivos dos produtos/ou liberação dos seus cadastros no sistema, na indicação dos fornecedores que participam do pregão, inclusive só temos acesso às suas identidades, via sistema BEC durante a Sessão do Pregão Eletrônico, após o encerramento da etapa de lance.
Quanto às órteses e próteses, e materiais médicos especiais, também são utilizados os parâmetros e limites dos valores pagos na tabela SUS, ditados pelo próprio Governo Federal. A seguir apresentamos alguns dados significativos:
DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMEMA (Órteses e Próteses)
Atual | Análise Final | ||||
Produto | Preço Referencial BEC | Valor Tabela SUS | Preço Contratado no pregão | Preço Referencial Economia no Pregão (%) | Tabela SUS Economia no Pregão (%) |
BALÃO P/ANGIOPLASTIA CORONÁRIA | 350,00 | 500,00 | 245,00 | 30,0 | 51,0 |
BALÃO P/ANGIOPLASTIA | 300,00 | 500,00 | 245,00 | 18,3 | 51,0 |
PRÓTESE ENDOVASCULAR EXPANSÍVEL (STENT) | 1.100,00 | 2.034,50 | 500,00 | 54,6 | 75,4 |
CARGA P/ GRAMPEADOR LINEAR DE 75 A 80MM | 254,00 | 254,00 | 183,00 | 27,9 | 27,9 |
CONJUNTO P/HIDROCEFALIA DE MÉDIA PRESSÃO (PEDIÁTRICA) | 845,40 | 845,80 | 641,00 | 24,2 | 24,2 |
CONJUNTO P/HIDROCEFALIA DE MÉDIA PRESSÃO (NEONATAL) | 845,40 | 845,80 | 641,00 | 24,2 | 24,2 |
CONJUNTO P/HIDROCEFALIA DE MÉDIA PRESSÃO (ADULTO) | 845,40 | 845,80 | 641,00 | 24,2 | 24,2 |
GRAMPEADOR CIRCULAR INTRALUMINAL 31MM A 33MM | 959,40 | 959,40 | 671,58 | 30,0 | 30,0 |
GRAMPEADOR CIRÚRGICO LINEAR CORTANTE 75MM A 80MM | 1.033,00 | 1.033,00 | 779,00 | 24,6 | 24,5 |
01 GRAMPEADOR CIRÚRGICO (BARIÁTRICO) | 1.795,00 | 1.795,00 | 1.342,00 | 25,2 | 25,2 |
SISTEMA DE DERIVACÃO VENTRICULAR EXTERNA | 525,00 | 525,02 | 358,50 | 31,7 | 31,7 |
SISTEMA DE DRENAGEM LOMBAR EXTERNA | 525,00 | 525,02 | 422,00 | 19,6 | 19,6 |
É possível notar que os preços contratados são bem menores, tanto em relação aos preços referenciais, como em relação à tabela SUS, tão criticada pelos seus preços considerados baixos. Em alguns itens como o Stent, a economia chega a 75,4%.
Quanto aos medicamentos e insumos, a economia se repete, variando até 59,2% como fica demonstrado abaixo:
DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMEMA (Medicamentos e Insumos)
Atual | Análise Final | ||
Produto | Preço Referencial BEC | Preço Contratado no pregão | Economia no Pregão (%) |
ALFAEPOETINA 40.000 UI | 943,50 | 700,00 | 25,8 |
PAMIDRONATO DISSÓDICO 90 MG | 58,00 | 47,50 | 18,1 |
POLIMIXINA B 500.000 UI | 57,72 | 32,84 | 43,1 |
KIT PARA DOSAGEM DE PROGESTERONA | 9,60 | 8,00 | 16,7 |
KIT PARA DETECÇÃO DE AC ANTI AG E DA HEPATITE B | 8,00 | 6,40 | 20,0 |
KIT PARA DETECÇÃO DE AC ANTI HBS | 12,00 | 9,00 | 25,0 |
KIT PARA DETECÇÃO DE AC IGM ANTI HEPATITE A | 8,00 | 6,23 | 28,4 |
KIT PARA DOSAGEM DE ALFA FETOPROTEÍNA | 10,958 | 7,79 | 28,9 |
KIT PARA DOSAGEM DE ANTI TPO | 12,24 | 5,00 | 59,2 |
KIT PARA DOSAGEM DE ANTICORPO ANTI TIREOGLOBULINA | 9,70 | 5,73 | 40,9 |
KIT PARA DOSAGEM DE CA 125 | 12,58 | 10,47 | 16,8 |
KIT PARA DOSAGEM DE CA 15-3 | 12,50 | 10,47 | 16,2 |
KIT PARA DOSAGEM DE CA 19-9 | 12,60 | 10,47 | 16,9 |
KIT PARA DOSAGEM DE CORTISOL | 13,08 | 8,60 | 34,3 |
KIT PARA DOSAGEM DE FERRITINA | 8,49 | 6,57 | 22,6 |
KIT PARA DOSAGEM DE HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE | 6,92 | 4,77 | 31,1 |
KIT PARA DOSAGEM DE HORMÔNIO LUTEINIZANTE | 12,00 | 8,72 | 27,3 |
KIT PARA DOSAGEM DE TIROXINA LIVRE | 4,81 | 0,77 | 16,1 |
KIT PARA DOSAGEM DE TIROXINA TOTAL | 7,00 | 4,07 | 41,9 |
TESTE SOROLÓGICO; PARA DETEC. DE ANTICORPOS CONTRA O TRYPANOSOMA CRUZI | 5,12 | 2,45 | 52,2 |
TESTE SOROLÓGICO PARA HIV1/2 | 7,53 | 6,42 | 14,8 |
FILTRO P/REMOCÃO DE LEUCÓCITOS EM CONCENTRADO DE HEMÁCIAS EM BANCADA | 101,33 | 90,00 | 11,2 |
EQUIPO P/TRANSFUSÃO DE SANGUE E HEMODERIVADOS | 3,01 | 2,40 | 20,3 |
BOLSA SECA P/TRANSFERÊNCIA 300 ML | 11,76 | 6,30 | 46,5 |
BOLSA SECA P/TRANSFERÊNCIA 600 ML | 11,86 | 6,30 | 46,9 |
4) Todos os avisos das licitações e as contratações são divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo e em jornal diário de grande circulação na cidade de Marília, demonstrando a transparência na divulgação dos atos praticados.
DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMAR (ÓRTESE E PROTESES)
Atual | Análise Final | |||
Produto | Preço Referencial | Preço Contratado | Economia na Licitação Preço Referencial/Tabela SUS (%) | |
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL INTRACANAL TIPO A | 525,00 | 300,00 | 42,9 | |
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL INTRACANAL TIPO B | 700,00 | 500,00 | 28,6 | |
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL INTRACANAL TIPO C | 1.100,00 | 600,00 | 45,5 | |
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL RETRO-AURICULAR TIPO A | 525,00 | 375,00 | 28,6 | |
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL RETRO-AURICULAR TIPO B | 700,00 | 470,00 | 32,9 | |
APARELHO AUDITIVO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL RETRO-AURICULAR TIPO C | 1.100,00 | 730,00 | 33,6 | |
CADEIRA DE RODAS C/ CAMBAGEM ADULTO TAM 50 | 8.740,00 | 4.900,00 | 43,9 | |
CADEIRA DE RODAS C/ CAPACIDADE 100 KG | 929,20 | 571,00 | 38,5 | |
CADEIRA DE RODAS C/ CHASSI TUBULAR ADULTO DUPLO X | 4.068,00 | 2.450,00 | 39,8 | |
CADEIRA DE RODAS C/ CHASSI TUBULAR ADULTO PARA OBESO | 3.300,00 | 1.649,00 | 50,0 | |
CADEIRA DE RODAS DUPLO X ADULTO C/ TRAVA DE SEGURANÇA | 4.068,00 | 2.450,00 | 39,8 | |
CADEIRA DE RODAS INFANTIL ATÉ 50 KG | 884,00 | 770,00 | 12,9 | |
CADEIRA DE RODAS MONOBLOCO ADULTO C/ CAMBAGEM | 4.935,00 | 2.900,00 | 41,24 | |
CADEIRA DE RODAS MONOBLOCO ADULTO C/ TILT | 8.318,00 | 4.900,00 | 41,09 | |
CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA PARA OBESO | 11.900,00 | 7.557,00 | 36,50 |
DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMAR (Insumos)
Atual | Análise Final | ||
Produto | Preço Referencial | Preço Contratado | Economia na Licitação Preço Referencial/Tabela SUS (%) |
AR COMPRIMIDO GASOSO MEDICINAL | 10,00 | 6,34 | 36,6 |
DIÓXIDO CARBONO EM CILIN. 100% P/LAPAROSCOPIA | 28,00 | 7,45 | 73,4 |
LOCAÇÃO CILINDRO OXIGÊNIO GASOSO | 25,00 | 15,85 | 36,6 |
LOCAÇÃO DE CIL. CAP. 4 A 10 KG – DIÓXIDO CARBONO | 25,00 | 15,85 | 36,6 |
LOCAÇÃO CILINDRO CAP. 10 M3 NITROGÊNIO | 25,00 | 15,85 | 36,6 |
LOCAÇÃO DE CIL. 25 A 33 KG DIÓXIDO CARBONO | 25,00 | 14,56 | 41,8 |
LOCAÇÃO CILINDRO CAP. 8/9 KG ACETILENO | 25,00 | 14,86 | 40,5 |
LOCAÇÃO DE CILINDRO DE OXIGÊNIO GASOSO 01 A 04 M3 | 25,00 | 15,85 | 36,6 |
LOCAÇÃO CILINDRO 04 A 10 M3 P/AR COMPRIMIDO | 25,00 | 15,85 | 36,6 |
LOCAÇÃO DE TANQUE DE OXIGÊNIO COM 10.000 | 800,00 | 639,90 | 20,0 |
NITROGÊNIO GASOSO COMUM | 12,00 | 6,53 | 45,6 |
ÓXIDO NITROSO GASOSO | 15,00 | 4,30 | 28,7 |
OXIGÊNIO GASOSO MEDICINAL EM CILINDROS | 10,00 | 6,53 | 34,7 |
OXIGÊNIO LÍQUIDO M³ | 1,50 | 0,85 | 43,3 |
Ficam evidenciadas as economias nos Pregões. As contratações resultam em economia de 73,40%, como o caso da contratação do Dióxido de Carbono em Cilindro para Laparoscopia.
5) Com relação aos contratos de aluguéis de imóveis, tanto da FAMEMA quanto da FAMAR, seguem a legislação vigente e são contratos sob laudo avaliativo, com grande rigor técnico, da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), órgão público do Governo do Estado de São Paulo que tem isenção para avaliações corretas dos imóveis. Os processos e os laudos citados são de domínio público e podem ser consultados por todos e é realizado, de rotina, pelo Tribunal de Contas do Estado.
6) No que se refere aos contratos terceirizados com serviços e equipamentos inexistentes na FAMEMA, os mesmos são de longa data, realizados na observância rigorosa das Leis e regulamentos que regem o processo. Tem como objetivo atender às demandas dos pacientes do SUS de Marília e mais 62 municípios, caso contrário não teriam acesso a exames e terapias para as suas necessidades de saúde.
7) Em relação aos plantões médicos temos duas modalidades: presencial e de disponibilidade. Esta Diretoria, enfrentando qualquer tipo de interesse individual, disciplinou os plantões em função da necessidade da demanda dos pacientes do SUS. Como é do conhecimento de todos, atendemos a grande maioria das especialidades médicas em regime de emergência; e seria muito desastroso para os pacientes, não contar com os especialistas no momento que mais precisam. Lembramos ainda, que o Complexo Assistencial da FAMEMA é o único serviço de referência para o atendimento de urgência e emergência, de alta complexidade para 1.200.000 habitantes da região de Marília, que adota a politica de vaga zero.
8) Todas as contas da FAMEMA e da FAMAR são auditadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
A FAMEMA é uma instituição pública que completará 50 anos em 2016, com reconhecimento nacional e internacional na formação de recursos humanos na área de saúde, com excelentes avaliações do Ministério da Educação e importante polo de assistência à saúde na RRAS 10 para usuários do SUS. É um orgulho de Marília, pois a FAMEMA é considerada uma das melhores faculdades do Brasil e tem legado ao mercado os melhores profissionais.
A FAMEMA e a FAMAR continuam à disposição das autoridades e confia na lisura dos procedimentos da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal.
FAMEMA/FAMAR
A Direção do Complexo Famema informa que:
Os valores de receita de custeio do teto SUS repassados pelo Governo do Estado, convênios com a Secretaria de Estado da Saúde e da Autarquia Famema foram de R$ 170 milhões de reais em 2012; de R$ 189 milhões em 2013; e de 197 milhões em 2014. Portanto, o aumento foi de 15,9 % de 2012 para 2014. No período de 2012 a 2014, o Governo autorizou reajustes salariais acumulados na ordem de 22,6%. Se for aplicado o INPC do período que foi de 18,9%, pode-se constatar que o crescimento real do orçamento de custeio foi negativo em 3%.
Além disso, foi inaugurada a nova unidade da Rede Lucy Montoro. Tais aumentos foram insuficientes e não estão incluídos os índices inflacionários do período. É de conhecimento de todos que houve aumentos substanciais nos insumos hospitalares em decorrência da variação cambial e dos índices inflacionários. Mesmo assim, as licitações têm sido realizadas com preços reduzidos, como pode ser constatado a seguir:
DEMONSTRATIVO DA ECONOMIA REALIZADA NA FAMEMA E NA FAMAR
Atual | Análise Final | ||||||
Produto | Preço Referencial BEC | Valor Tabela SUS | Preço Contratado no pregão | Preço Referencial Economia no Pregão (%) | Tabela SUS Economia no Pregão (%) | ||
BALÃO P/ANGIOPLASTIA CORONÁRIA | 350,00 | 500,00 | 245,00 | 30,0 | 51,0 | ||
BALÃO P/ANGIOPLASTIA | 300,00 | 500,00 | 245,00 | 18,3 | 51,0 | ||
PRÓTESE ENDOVASCULAR EXPANSÍVEL (STENT) | 1.100,00 | 2.034,50 | 500,00 | 54,6 | 75,4 | ||
Produto | Preço Referencial
|
Preço Contratado | Economia na Licitação Preço Referencial/Tabela SUS (%) | ||||
CADEIRA DE RODAS C/ CAMBAGEM ADULTO TAM 50 | 8.740,00 | 4.900,00 | 43,9 | ||||
CADEIRA DE RODAS C/ CAPACIDADE 100 KG | 929,20 | 571,00 | 38,5 | ||||
CADEIRA DE RODAS C/ CHASSI TUBULAR ADULTO DUPLO X | 4.068,00 | 2.450,00 | 39,8 | ||||
CADEIRA DE RODAS C/ CHASSI TUBULAR ADULTO PARA OBESO | 3.300,00 | 1.649,00 | 50,0 | ||||
OXIGÊNIO LÍQUIDO M³ | 1,50 | 0,85 | 43,3 | ||||
Em 2014 o Complexo Assistencial Famema realizou quase dois milhões de procedimentos entre consultas, exames e cirurgias para o atendimento médico e ambulatorial aos 62 municípios que integram o DRS IX com população estimada em 1.200.000 habitantes.
Informações – Ano 2014:
1 Área Assistencial
Despesas: R$ 156.000.000,00
– 03 hospitais (HC1, HC2 e HC3).
– Hemocentro.
– Ambulatório Mário Covas.
– Oncologia.
– Oftalmologia.
– Saúde mental.
Produção
– 7.374 cirurgias/ano
– 1.270 partos/ano
– 13.280 internações/ano
– 1.730.000 procedimento ambulatoriais/ano
– 4.780 procedimentos por dia
Custo médio/procedimento – R$ 89,00
2 Área Acadêmica
Despesa anual – R$ 43.000.000,00, para manter, gratuitamente:
– 640 alunos de medicina.
– 160 alunos de Enfermagem.
– 293 residentes médicos e multiprofissionais.
– Dois mestrados, com 60 alunos.
Alguns dados:
O custo mensal de um estudante de Medicina na Famema é de R$ 6.000,00, enquanto nas faculdades particulares o custo médio é de R$ 8.000,00.
É importante informar, ainda, que todas estas informações são públicas.