“Panetone Gate” avança na internet
Menos de cinco dias após as primeiras denúncias contra o governador José Roberto Arruda (DEM), a internet já é terreno fértil para as manifestações contra o mensalão no governo do Distrito Federal. O escândalo, apelidado de “Panetone Gate”, caiu na graça de blogueiros, redes sociais e sites de protestos. Com humor, os manifestantes da internet trocam mensagens, organizam atos de repúdio em Brasília e abusam da chacota contra o governador Arruda.
As imagens apelativas de políticos e empresários com dinheiro em meias e cuecas, além da orações dos deputados distritais, são apenas parte do roteiro pitoresco do novo escândalo da política. Não falta material para as piadas criativas e manifestos ácidos de internautas inconformados. Durante os últimos dias, o assunto foi um dos carros-chefe no microblog Twitter.
Já no site de relacionamento Orkut, as comunidades em protesto ao governador Arruda contam com uma média diária de 50 novos membros desde a última sexta-feira, quando foi deflagrada a operação da Polícia Federal Caixa de Pandora, que fez buscas e apreensões nos gabinetes dos acusados de receberem "mesada". O Orkut já conta com 13 comunidadas contra Arruda.
O site Fora Arruda, criado durante o último fim de semana, é outro canal de voz para as manifestações na internet contra o mensalão do DEM. A página, que conta com o slogan “por um país mais limpo”, dissemina mensagens em grupos de e-mails e no twitter para mobilizar a comunidade estudantil de Brasilia.
O último ato de protesto organizado foi realizado em frente à residência oficial do governador, em Águas Claras, onde foram distribuídos panetones em alusão à justificativa do governador. Nas imagens divulgadas pela Polícia Federal, Arruda aparece recebendo um maço de dinheiro, mas disse que o recurso era destinado para a compra de panetones. O argumento foi suficiente para dar o tom das chacotas na internet e o apelido carinhoso ao caso de "Panetone Gate".
Em apenas quatro dias de criação, o site já recebeu cerca de 6 mil acessos dos internautas, que também postam palavras de protestos. “Quero ver quem vai bancar as esposas dondocas desses safados”, dispara o manifestante. “E a máfia da grilagem … passou batida?”, indaga outro manifestante.
Na blogosfera, o blog Eramos6 deita e rola com os personagens envolvidos no enredo do mensalão do DEM. A ideia da motagem com o governador Arruda dentro da caixa de panetone partiu dos idealizadores do site. A imagem percorreu a internet no início da semana e circulou diversos grupos de e-mails.
Oração de São Durval
O vídeo da oração envolvendo o deputado Júnior Brunelli (DEM), Leonardo Prudente (DEM) e o secretário de relações institucionais, Durval Barbosa, é um dos pontos altos das piadas na internet. A cena passou a ser chamada de oração de São Durval, já que os distritais agradeciam na ocasião a presença de Durval Barbosa, um dos cabeças do suposto esquema de pagamento de propina a secretários do governo e deputados da base aliada.
A oração de São Durval também caiu na graça de parlamentares no plenário da Câmara dos Deputados na tarde de ontem. Em discurso, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) leu trecho da oração, adaptada pelo correligionário Chico Alencar (Psol-RJ). A paródia foi um protesto contra as denúncias de corrupção no governo DEM na capital.
O vídeo no youtube que mostra a cena dos deputados orando com o secretário que delatou o soposto esquema de pagamento de propina no DF já conta com mais de 45 mil acessos em apenas três dias. É um dos atuais campões de clics na internet desde a última sexta-feira após o desfecho da operação Caixa de Pandora.
A oração de São Durval
"Pai, quero te agradecer por estarmos aqui,
sabemos que nós somos falhos,
somos imperfeitos, mas é o teu sangue que nos purifica.
Fonte: Congresso em Foco
Pai, nós somos gratos pela vida do Durval
ter sido instrumento de benção para nossas vidas,
para essa cidade.
Tantas são as investidas, Senhor,
de homens malignos contra a vida dele,
contra nossas vidas.
Nós precisamos da Tua cobertura e dessa Tua graça,
da Tua sabedoria, de pessoas que tenham,
Senhor, armas para nos ajudar nessa guerra.
Acima de tudo, Senhor, todas as armas que podem ser falhas,
todos os planejamentos podem falhar,
todas as nossas atividades, mas o Senhor nunca falha".