Notícias

Busca

MATRA

PARQUE DOS IPÊS: Prefeitura fecha USF às pressas. Obra da nova unidade continua paralisada

27 de março de 2015 - 10:22

A Prefeitura terá que fechar a USF Parque dos Ipês às pressas em função da sua precariedade estrutural, embora o MPF já tivesse informado o mesmo problema há quase quatro anos. Só que a nova unidade do bairro, em construção, teve as obras paralisadas e não há para onde encaminhar o atendimento. A decisão foi transferir equipe e usuários para dentro da UBS Planalto, por tempo indeterminado.

A população do Parque dos Ipês e adjacências se manifestou ontem em frente à USF (Unidade de Saúde da Família). O secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, compareceu e explicou que a mudança é necessária. “Procuramos outro imóvel no próprio bairro para essa mudança provisória, mas nenhuma das casas disponíveis atende aos critérios de Vigilância Sanitária”. A mudança de emergência é porque a sede atual da unidade apresenta rachaduras, infiltrações e retorno de esgoto, entre outros problemas estruturais, tendo sido desaprovada na avaliação de engenharia.

A USF Parque dos Ipês ocupa a mesma casa há cerca de oito anos, mas há quase quatro o MPF (Ministério Público Federal) já tinha relatado as irregularidades do imóvel. Em uma vistoria geral efetuada em 2011 na rede básica de Marília, o MPF desclassificou a USF Parque dos Ipês, que fica em imóvel alugado, na rua Francisco Trentini, n. 215. A estrutura da unidade foi considerada entre as dez piores, sem condições de reforma ou adequação para atender às necessidades do serviço, como ele deve ser. Apesar disso, a construção de uma unidade própria só foi iniciada em fevereiro do ano passado, na atual gestão municipal.

Porém, a própria Prefeitura suspendeu o repasse de verbas para a construtora responsável, MB Engenharia, o que gerou a desaceleração e, posteriormente, a paralisação das obras. A data programada para a entrega do empreendimento seria novembro de 2014, mas até agora não se tem uma nova previsão. Por conta disso, a Secretaria da Saúde optou por transferir a equipe da USF Parque dos Ipês para dentro da UBS (Unidade Básica de Saúde) Planalto.

População

A população se preocupa com um atendimento improvisado, dividindo espaço com a UBS Planalto, que, além de mais longe, já atende à sua população de abrangência. “A UBS já tem dez mil pacientes e agora vamos ter que ir para lá também”, mencionou a autônoma Keite Daniele Gomes, que não ficou satisfeita com a decisão. A USF atende a 3.500 pacientes. “Precisou chegar nesse ponto para a USF sair dessa casa. Já era para a unidade ter mudado para um prédio novo há meses”, acrescentou.

A UBS Planalto fica a quase um quilômetro de distância da USF Parque dos Ipês atual, enquanto que a nova construção, sem data para terminar, fica a cerca de 500 metros. “Minha mãe é acamada e tem muitos familiares das pessoas que estão aqui hoje que não terão como se deslocar até a UBS Planalto”, frisou a cuidadora de idosos, Maria Aparecida Inácio.

O médico da USF, Yuri Câmara Barnabé, afirmou que, em função da distância, as visitas domiciliares serão intensificadas. “Hoje atendemos cerca de quatro pacientes por semana, mas vamos passar a 15, aproximadamente”.

Tempo indeterminado

O tempo indeterminado também preocupa os moradores do Parque dos Ipês e adjacências. “O secretário da Saúde disse que o nosso atendimento de saúde na UBS Planalto é provisório, mas não se compromete com prazos. Pode levar anos”, disse a dona de casa Roseli Aparecida Machado, que estava na manifestação de ontem. Luiz Takano e a equipe de Saúde da unidade garantiram que a transferência do atendimento para a UBS Planalto será por pouco tempo. “Em breve vocês vão estar em uma das unidades de saúde mais bonitas da cidade”, assegurou o secretário. “Eu vou cobrar”, disse a usuária Keite Gomes.

Mudança

Hoje é o último dia de atendimento aos 3.500 usuários da USF Parque dos Ipês na rua Francisco Trentini, n. 215. A mudança ocorre às pressas pelo risco que a estrutura atual representa. A população do bairro e adjacências passará a ser atendida na UBS Planalto a partir de segunda-feira.

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários

Mais vistos