Notícias

Busca

MATRA

Participação popular vai além do direito de votar

06 de maio de 2013 - 12:04

A partir da vigência da Constituição Federal de 1988 o Brasil foi definido como um Estado Democrático de Direito, criando um novo modelo de gestão pública o qual estimula a participação popular. Esta deve ser entendida como o exercício pleno da cidadania, exigindo, assim, a conscientização do indivíduo quanto ao seu verdadeiro papel na busca do bem estar social.

Assim, a participação popular tornou-se a essência da Democracia neste país. A nova Carta Política inovou por meio da criação de diversos mecanismos que possibilitam o exercício da democracia direta e participativa do povo brasileiro. A noção de cidadania, então, ganha outro significado, ampliando a atuação da sociedade, que anteriormente se restringia a apenas à escolha dos governantes por meio do voto.

Participar é exercer o controle social, é ter voz, é reivindicar seus direitos, é fiscalizar, ou seja, cuidar do que por direito é seu: a nossa cidade. Neste sentido, a MATRA – Marília Transparente busca ser um instrumento dinâmico de apoio à participação democrática, da ética, da cidadania e da transparência em Marília. Um de seus objetivos é estimular a sociedade a participar de programas e ações que visam combater a corrupção. A isso se dá o nome de controle social.

Por isso, é importante que você, cidadão, ajude a combater a má gestão e a improbidade. A partir do momento em que uma sociedade deixa de se conformar e passa a lutar pelos seus direitos é possível que a gestão política seja transformada para melhor.

Além disso, a participação faz parte da democracia, pois quando o cidadão perde o interesse pelo seu espaço público e exerce apenas o direito de votar, deixa nas mãos dos governantes o futuro de sua cidade e, consequentemente, seu próprio futuro.

Assim, exercer o controle social é descentralizar o poder que está concentrado nas mãos dos administradores públicos. E é o próprio povo quem paga o preço da má gestão. Já dizia o sociólogo polonês Zygmunt Bauman em seu livro “Em busca da política” (1999): “O conformismo generalizado e a resultante insignificância da política têm, no entanto, o seu preço – um preço, aliás, exorbitante. O preço é pago na moeda em que é pago geralmente o preço da má política – o do sofrimento humano. O sofrimento se dá em muitas maneiras, com diversificada coloração, mas tem uma única raiz. E é um sofrimento que tende a se perpetuar. É o tipo de sofrimento que decorre de maus feitos políticos e que constitui o supremo obstáculo à sanidade política”.

Ora, não adianta ficar parado, esperando que outros lutem pelos seus direitos. Antes, é preciso agir. Por isso a MATRA convida você para fazer parte dessa luta apartidária pelo controle social na cidade. Com a sua colaboração, a entidade poderá intensificar a fiscalização, que será melhor exercida por meio da contratação de profissionais qualificados para acompanhar os gastos públicos, especialmente as licitações. Exerça seu direito de cidadão e lute pela boa gestão de nossa cidade. Marília tem dono: você!

 

Comentários

Mais vistos