Patrulha aérea vai ajudar inibir boca de urna e compra de votos
O pleito ocorrerá das 8h às 17 horas e a patrulha aérea será adotada para inibir a boca de urna, que é a propaganda eleitoral no dia da votação, e também a compra de votos, outra prática proibida. “Para o cumprimento da legislação eleitoral seremos implacáveis e intolerantes, fixando as penas determinadas”, garantiu o juiz eleitoral Silas Silva Santos.
O magistrado concedeu ontem entrevista coletiva na sede dos cartórios eleitorais de Marília e informou que o poder de polícia para a realização do pleito está assegurado, inclusive com intensificação da atuação de policiais militares, civis e federais já na véspera da votação, ou seja, a partir deste sábado (amanhã). “Graças ao empenho do comando da Polícia Militar, Marília contará com a patrulha do helicóptero Águia, que estará atuando na prevenção e na repressão de crimes eleitorais”, afirmou.
Com relação à apuração dos votos, Santos informou que serão instalados na área externa da sede da Justiça Eleitoral em Marília (localizada no cruzamento da avenida Brasil com a rua Paraná) dois telões, onde, a partir das 17 horas, a população poderá conferir a transmissão de dados. A imprensa terá um espaço específico, no interior do cartório, para acompanhar a apuração. “A previsão de divulgação oficial dos resultados será à meia-noite. Claro, que, ao longo das transmissões de dados iramos divulgar dados parciais. No interior do cartório, toda a movimentação de trabalho para a transmissão de dados das eleições de Marília será filmada e transmitida simultaneamente”, informou.
O juiz informou que até ontem a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo não havia estabelecido a lei seca, que proíbe a venda e o consumo de bebida alcoólica. “A lei seca é instituída pela Secretaria da Segurança Pública e até hoje (ontem) ela não havia sido estabelecida”, destacou. Santos comunicou que todas as urnas estão inseminadas e o sistema de votação apto para o pleito do próximo domingo. “As urnas estão lacradas e a partir deste sábado serão transportadas aos locais de votação, ficando apenas Amadeu Amaral e Avencas, que, por conta de logística, para receber as urnas na madrugada de domingo”, detalhou o juiz eleitoral Silas Santos Silva.