Notícias

Busca

MATRA

Pedido de cassação de ‘Choquito’ será enviado à Câmara de Marília

29 de novembro de 2013 - 09:28

A Comissão Processante que apurou falta de decoro parlamentar do vereador João Paulo Salles, o “Choquito”, em Marília (SP), pediu a cassação do mandato do parlamentar nesta quinta-feira (28). Ele é investigado pela polícia por envolvimento sexual com menores de idade. O relatório final com o pedido de cassação será apresentado à Câmara e deverá ser votado em sessão extraordinária na próxima semana.

“Choquito” não estava presente. Ele foi representado pelos advogados e uma assessora parlamentar. A comissão decidiu que o vereador faltou com o decoro parlamentar e pediu a cassação do mandato, mesmo que o laudo da Perícia Técnica não ter encontrado nos computadores que o parlamentar usava no gabinete, arquivos ou vídeos compartilhados referentes ao crime de pedofilia. Após a leitura do relatório, os advogados saíram sem falar com a imprensa.

“Com todas as provas colhidas, depoimentos e tudo que nós lemos e estudamos, houve sim quebra de decoro parlamentar do vereador “Choquito”, informou o presidente da comissão, vereador José Bassiga.

O pedido se baseou na análise de documentos e cópias do inquérito apresentados pela polícia à comissão e nos depoimentos de testemunhas.

“A comissão não tem de investigação criminal. O trabalho todo foi pautado em cima dos fatos, das provas documentais que tivemos acesso e conhecimento. O relatório foi feito todo em cima dessas provas documentais e sempre no cunho de apontar se houve ou não a quebra do decoro parlamentar”, conta a relatora da comissão, Sônia Tonin.

“Choquito” é investigado desde o fim de agosto pela polícia por envolvimento sexual com duas adolescentes. Durante quase dois meses o vereador se manteve afastado das sessões na Câmara alegando problemas de saúde. Recentemente, “Choquito” foi expulso do partido em que era filiado, o PSD.

Enquanto na Câmara a comissão processante pede a cassação do vereador, o inquérito instaurado pela Polícia Civil deve revelar nos próximos dias se “Choquito” será ou não indiciado pelo crime de pedofilia. O delegado responsável aguarda mais um laudo solicitado à perícia e também irá ouvir o vereador para finalizar o inquérito.

Fonte: G1 – Bauru e Marília

Comentários

Mais vistos