Notícias

Busca

MATRA

Pesquisa revela que índice de transparência nas capitais brasileiras ainda é baixo

23 de março de 2011 - 14:45

Pesquisalançada ontem pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) aponta que amaioria das capitais brasileiras está distante da excelência no que se refere àapresentação com transparência de seus orçamentos. Os dados usados para aelaboração da pesquisa foram coletados no período de 1 de dezembro de 2010 a 15 de fevereiro de 2011.

Em um índice de0 a 100,onde 100 é considerado o ideal de transparência, das 27 capitais, os melhores resultados foram alcançados, respectivamente, por Curitiba (75,9), Porto Alegre(75) e Brasília (62,9), níveis que foram classificadas como razoáveis. Teresina(0), Macapá (0) e Boa Vista (10,3) conquistaram os últimos lugares e ficaramcom a categoria péssima.

O objetivo da análise foi a verificação documprimento da Lei de Transparência com a disponibilidade de informações sobrea transparência orçamentária nos portais e sites dos governos das capitais brasileiras.

Segundo apesquisa, a soma das capitais nas categorias “péssima”, “ruim” e “medíocre”representou 70,4% dos resultados.

Paralelamente, o Inesc aplicou questionários para conhecer a opinião de profissionais dediferentes áreas sobre a qualidade da transparência orçamentária de suas capitais. Os dados revelam que a maioria dos entrevistados tem percepção negativa a respeito da qualidade da transparência do ciclo orçamentário de suas capitais.

Em uma escalade 1 a 5,82,2% dos entrevistados deram nota 3 (mediano) ao grau de transparência, dassuas capitais.

A pesquisacomprova que há um longo caminho a se percorrer para alcançar os níveisdesejados de transparência do Estado e, para o Inesc, não basta apenas disponibilizardados, mas fazê-lo em linguagem clara e acessível para toda a sociedade brasileira.

Melhorar oacesso à informação é garantir instrumentos de monitoramente e participação dasociedade nas decisões públicas.


Para conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.

(VM)

Comentários

Mais vistos