Notícias

Busca

MATRA

PF deflagra operação contra desvio de verbas no Incra

25 de fevereiro de 2011 - 14:09

A Polícia Federal deflagrou hoje um braço da Operação Donatário, que investiga uma suposta quadrilha envolvida em desvio de recursos no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

De acordo com matéria veiculada pelo jornal Folha de São Paulo, serão cumpridos de 39 mandados de busca e apreensão de documentos que comprovem irregularidades na construção de casas em 16 assentamentos no Maranhão.

Segundo a PF, o esquema engloba pelo menos 55 pessoas, entre servidores e ex-servidores do Incra, do Iterma (Instituto de Colonização e Terra do Maranhão), lobistas, construtores, presidentes de associações e cooperativas de assentados e um policial civil que atua como delegado agrário.

As acusações contra o grupo são quatro: formação de quadrilha, peculato (uso do cargo para desviar verbas), corrupção passiva e concussão (quando um servidor exige o pagamento de propina).

A mobilização de hoje, segundo a PF, envolve 160 policiais federais e 15 analistas da CGU (Controladoria-Geral da União). Os mandados serão cumpridos em seis cidades do Maranhão: São Luís, São José de Ribamar, Turiaçu, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e Buriticupu.

Comentários

Mais vistos