Notícias

Busca

MATRA

PF desarticula esquema de desvio de verbas federais em 20 municípios baianos

11 de novembro de 2010 - 00:00

A PF (Polícia Federal), em conjunto com a CGU (Controladoria Geral da União) e o MPF (Ministério Público Federal), prendeu ontem, na Bahia, cinco prefeitos, além de servidores públicos e empresários, acusados desvio de verbas federais e fraude em licitações.O esquema envolvia desvios em obras, medicamentos e até na merenda escolar.

A operação foi realizada em 20 municípios baianos, onde foram encontradas irregularidades que, segundo a Polícia Federal, comprovam desvio de R$ 70 milhões dos cofres públicos. A maior parte dos desvios acontecia nas licitações para compra de merenda escolar.

As irregularidades aconteciam através de manipulação de concorrências. Segundo a PF, a investigação começou há um ano, a partir de uma denúncia sobre fraude em uma licitação envolvendo a empresa Sustare – Distribuidora de Alimentos, localizada no município de Itatim, e outras empresas pertencentes ao grupo comandado por Edison dos Santos Cruz, que é considerado o chefe da organização criminosa.

As licitações eram fraudadas por meio da utilização de notas fiscais frias e superfaturamento de preços praticados. Em alguns casos, não havia entrega do produto contratado.

Comentários

Mais vistos