Notícias

Busca

MATRA

PF e Justiça Eleitoral assinam acordo para combater corrupção nas eleições

09 de setembro de 2010 - 00:00

A Polícia Federal e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oficializam nesta quinta-feira (9) uma parceria para combater a corrupção nas eleições. São três acordos no total, dois para investigar crimes eleitorais e um para facilitar a identificação dos eleitores.

 

O primeiro convênio prevê uma atuação conjunta dos dois órgãos na fiscalização de financiamentos para campanhas e partidos. O tribunal terá acesso a programas de computador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, do Ministério da Justiça, que comanda a PF.

Os programas unem técnicas e métodos para a produção de informações sobre crimes que disfarçam a origem de recursos ilegais. É uma forma de rastrear o dinheiro que abastece o caixa das campanhas e constatar se existem recursos doados não declarados.

Será ainda assinado ainda um termo de cooperação técnica para o trabalho de fiscalização de crimes durante o processo eleitoral. Na prática, o TSE vai autorizar operações da PF na área eleitoral e treinar agentes para esse tipo de investigação.

Por sua vez, a Polícia Federal deverá prover o tribunal com todas as informações sobre planos e resultados das operações na área. Todo ano, deverá fornecer relatório com inquéritos, pessoas, mapas, gráficos e tabelas.

O último acordo vai integrar os títulos dos eleitores (e as informações contidas neles) ao Registro de Identificação Civil (RIC), espécie de nova carteira de identidade que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Justiça.

 

Mais moderno, o sistema vai agregar vários tipos de informação do cidadão num só documento, preservando dados privados da pessoa.

Fonte – Expresso Mato Grosso

Comentários

Mais vistos