Notícias

Busca

MATRA

Planejamento Urbano recebe 14 sugestões para área de habitação

15 de abril de 2013 - 10:46

A segunda reunião que antecede a 5ª Conferência Municipal das Cidades (que vai ser realizada em maio), realizada no último dia 9 no Centro Cultural “Ezequiel Bambini”, foi encerrada com 14 sugestões para a área de habitação.

Entre as principais propostas recebidas estão questões relacionadas com o processo de desfavelamento em áreas de risco, além de apoio municipal para a possível vinda de empreendimentos populares. Esses subtemas estiveram em pauta com o debate sobre uso do solo urbano, incluindo a Lei de Zoneamento, desdobro e verticalização (processo de construção de prédios habitacionais).

O secretário de Planejamento Urbano, Valdemir Pimentel, considerou bastante positiva a participação da população no evento. “Esse é um tema complexo e muitas vezes polêmico. Mas é importante a discussão e o envolvimento da sociedade, já que significa qualidade de vida. As sugestões dos presentes poderão integrar a pauta do evento principal no dia 9 de maio”, comentou.

O arquiteto Laerte Rojo Rosseto, integrante do Conselho Municipal da Habitação e de Política Urbana, ministrou palestra sobre o tema da habitação e problemáticas do município na área. Além dele, o arquiteto Maurício Rezende, representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista (AEA) também discorreu sobre o assunto tratado.

A pré-conferência, que contou com mais de três horas de duração, contou com a presença de dezenas de marilienses, além do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivan Evangelista Júnior e vereadores Sônia Tonin, Silvio Harada, Cícero do Ceasa e Samuel da Farmácia, além do presidente do Conselho Municipal da Habitação e Política Urbana, Darcy Bueno da Silva.

A próxima reunião para definir pauta para a Conferência Municipal da Cidade será no próximo dia 16, às 19h, no Centro Cultural. A mobilidade urbana, envolvendo a malha viária, ciclovias, transporte coletivo e passeio público, foi o tema definido para o debate.

"Trata-se de outro importante tema dentro da proposta da conferência. A mobilidade urbana pode ser aperfeiçoada com a ajuda da população, apontando possíveis falhas e formas de se solucionar os problemas encontrados”, acrescentou.

Já estão confirmadas para o próximo encontro as palestras com o arquiteto Marco Aurélio de Oliveira Garcia, da Empresa Urbaniza,o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), Cléber Pinha Alonso, além da arquiteta Valéria Viana, da Prefeitura Municipal de Marília.

Fonte: Correio Mariliense

Comentários

Mais vistos