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“Plano de Mobilidade Urbana está dentro do prazo”, diz Emdurb em resposta a ofício da MATRA e Conselho de Maçons

04 de fevereiro de 2015 - 11:56

“O Plano de Mobilidade Urbana está sendo elaborado dentro do prazo estipulado por lei e deverá ser encaminhado para avaliação do executivo nos próximos meses”, afirmou a Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília) em resposta a ofício da MATRA e do Conselho de Maçons. A solicitação havia sido enviada no dia 09 de dezembro e se tratava de uma série de sugestões para melhorar o trânsito de Marília. Porém, infelizmente, a Emdurb limitou sua resposta em apenas informar sobre o andamento do Plano de Mobilidade. Não há informações se as ideias ofertadas serão aproveitadas.

Como o prazo para a elaboração vence em 2015, em setembro do ano passado as entidades promoveram a Plenária “Mobilidade Urbana em Marília”. Na ocasião foram coletadas as ideias ofertadas e, posteriormente, resumidas e enviadas ao Prefeito. As sugestões foram:

 1 – Criar uma Comissão Municipal de Prevenção de Acidentes com Motos, presidida pela autoridade local de trânsito e composta por gestores públicos, usuários de motocicletas, Ministério Público Estadual e Federal e representantes da sociedade civil;

 2 – Priorizar os modos de deslocamento de pedestres, de transportes não motorizados e do transporte público coletivo com implementação de restrições, calçadão e outras medidas restritivas de circulação individual no centro;

 3 – Punir severamente quem não respeitar as faixas de pedestres;

 4 – Desenvolver sistema de transporte coletivo eficiente (não apenas a presença de duas empresas atuando de forma desarticulada);

 5 – Tornar o transporte coletivo mais atraente do que o transporte individual, tendo como meta ampliar os horários que os ônibus passam nos pontos;

 6 – Considerar o “modo a pé” como prioritário nas políticas públicas em distâncias pequenas e médias;

 7 – Criar várias ciclovias e ciclo faixas, assim como infraestrutura de apoio necessária para a realização destes deslocamentos como sinalização, iluminação e segurança;

 8 – Criar ou ampliar rede de transporte de alta e média capacidade, tronco alimentada, de elevado padrão de serviço, que garanta velocidade e conforto aos usuários;

 9 – Criar uma rede de transporte tronco, utilizando o leito da ferrovia, criando um metrô de superfície, ligado por ônibus aos bairros.

 10 – Sincronizar semáforos de modo que permita um tráfego contínuo nas avenidas;

 11 – Reverter a tendência de uso do automóvel, diminuindo seu uso em médio e longo prazo;

 12 – Planejar as mãos de direção e sentido único com estacionamento só de um lado para melhorar o fluxo de veículos nos corredores de entrada e saída de centro para os bairros e vice-versa.

 13 – Determinar em vias de escoamento rápido em horários de pico a proibição de estacionamento entre 17h e 19h;

 14 – Estimular a construção de estacionamentos verticais, públicos ou particulares no centro da cidade.

 15 – Remodelar todos os acessos da Rodovia do Contorno, colocar tachões e tachinhas para conter velocidade de acessos e colocar lombadas e sinalização visual;

 16 – Priorizar a pintura de faixas e sinalização;

 17 – Criar ou instalar bolsões para estacionamento de motos nas proximidades dos cruzamentos onde a visão do condutor é dificultada pela presença de veículos estacionados;

 18 – Terminar a construção da Rodovia do Pombo, ligando o centro de Marília à Rodovia do Contorno.

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