Planta Genérica de Valores
No dia 12 de maio de 2009, o prefeito Mario Bugareli homologou a licitação vencida pela Empresa Geodados Mapeamento e Pesquisa Ltda. para prestação de serviços de engenharia especializada em desenvolvimento e implementação de sistema de gestão municipal, no valor de R$ 1.499.999,00.
Estava dado início, oficialmente, à implantação da Planta Genérica de Valores na cidade de Marília.
O levantamento de dados é o instrumento básico para execução desta empreitada.
A partir desta data, a empresa iniciou o levantamento de dados utilizando métodos que, segundo suas declarações, eram os mais modernos.
Havia uma promessa da Prefeitura que, no final de 2011, seria remetida uma lei para a Câmara para aprovação da Planta Genérica.
A justiça fiscal em nossa cidade poderia finalmente ser colocada em prática.
Somente a Planta Genérica não é suficiente para se conseguir essa justiça, também é necessário que se faça uma reforma na legislação tributária, passando pela regulamentação do IPTU e ITBI, entre outras providências.
A MATRA vem batalhando desde o início do segundo mandato do Prof. Bulgareli no sentido de se ter uma legislação justa em nossa cidade.
Lamenta-se que, até a presente data, após duas audiências públicas e muitas promessas, ainda não se realizaram os desejos da população de Marília que, em consequência, vai continuar sofrendo sobressaltos toda vez que ouve falar em IPTU.
A atualização do Cadastro Imobiliário não foi efetuada, pois, se a Geodados não terminou seu trabalho, torna-se impossível cumprir essa meta.
Sem um cadastro atualizado, como fazer justiça fiscal?
Infelizmente, continua-se à mercê de funcionários públicos que não sabem o que é “bem comum” e só visam atender aos interesses particulares, inclusive aos próprios.
O ano de 2012 será o último dessa administração e ainda ano eleitoral, por certo os interesses políticos prevalecerão sobre o público. Até quando a cidade convivera com isso?
Autor: Nilson Borges da Silva, militar e professor aposentado, membro do Conselho Fiscal da MATRA