Notícias

Busca

MATRA

POLÍCIA FEDERAL RECOLHE CARROS E MOTOS DO DIÁRIO; NOVAS AÇÕES TRABALHISTAS ACUSAM CAMARINHA

07 de abril de 2017 - 11:12

A Polícia Federal de Marília recolheu como arresto de bens três motocicletas e dois carros do jornal Diário de Marília, lacrado pela segunda fase da Operação Miragem em janeiro deste ano.

Os carros foram recolhidos nesta quinta-feira em um depósito onde estavam guardados após a interdição judicial do Diário, em 24 de janeiro. Veículos em nome das rádios não foram apreendidos, nem equipamentos, mas não está descartado arresto deste material.

A medida atende determinação do Tribunal Regional Federal 3, de Sâo Paulo, onde tramita inquérito e medidas judiciais ligadas à Operação Miragem, que exige foro estadual em função das acusações e investigações sobre o deputado estadual Abelardo Camarinha.

Um funcionário da empresa e um responsável pelo galpão onde estavam os carros acompanharam a retirada dos veículos. As motos eram usadas para entrega de jornais e os carros para reportagens. As atividades editoriais e comerciais do jornal estão suspensas.

O Diário acumula todo tipo de dívidas: aluguel, conta de luz, serviços de internet e pagamento de salários e direitos trabalhistas. Uma enxurrada de ações trabalhistas cobra liberação de documentos, rescisão indireta de contratos e pagamento de verbas salariais.

As ações pedem de forma liminar – e alguns trabalhadores já conseguiram – a liberação de documentos, acesso ao seguro desemprego e baixa do contrato de trabalho para permitir acesso a novos empregos. Pagamento de salários, FGTS e INSS atrasados, férias e outros benefícios serão discutidos nos processos.

As ações envolvem ainda discussões sobre a contagem de prazos para estes pagamentos. Alguns dos casos indicam a data da interdição, 24 de janeiro, como fim do contrato. Mas como a empresa não tomou medidas para a demissão, alguns trabalhadores pedem que o prazo envolva os meses seguintes. A justiça já marca audiências até agosto para ouvir trabalhadores.

Com as novas ações, aumentaram também os casos de trabalhadores que cobram o deputado estadual Abelardo Camarinha, identificado nos processos como dono oculto da empresa.

A falsificação no registro do Diário e das rádios Diário FM e Dirceu AM é uma das acusações investigadas pela polícia na Operação Miragem.

A operação levou a uma delação premiada de Sandra Mara Norbiato, empresário de Ribeirão Preto, que disse à Justiça ser laranja em nome de Camarinha para o registro da empresa.

A citação de Camarinha e seu principal assessor, Carlos Umberto Garrosino, como dirigentes das empresas, pode levar os dois para as audiências como partes cobradas para os pagamentos.

Fonte: Giro Marília

Comentários

Mais vistos