Notícias

Busca

MATRA

População poderá usar a web para cobrar deputados

06 de outubro de 2010 - 00:00

Hoje, a maneira de cobrar os políticos está mais prática e ágil. O que antes era desconhecido pela maioria da população, hoje pode ver outra realidade. O eleitor que for cobrar seu candidato terá uma ferramenta bem importante pela internet.


Muitos sites auxiliam para que o candidato faça a prestação de contas, quais projetos apresenta e o que está votando. Os 94 deputados estaduais e os 70 deputados federais poderão ter marcação serrada nesse mandato. A MATRA listou alguns sites para que o eleitor possa cobrar os trabalhos de seus candidatos.

Transparência Brasil www.transparencia.org.br
Criado em 2000, o site já virou fonte de consulta frequente para jornalistas. Ele disponibiliza históricos de todos os parlamentares do país, notícias de corrupção que os envolvem, processos a que respondem, além de dados de suas declarações de bens e quem financiou suas campanhas. É informação que não acaba – e tudo compilado de fontes oficiais. Dentro desse mesmo site, existe o projeto “Excelências”, que visa os candidatos das eleições 2010.

Promessas de Políticos www.promessasdepoliticos.com.br
Um blog criado por estudantes de comunicação que divulga as promessas dos candidatos e depois se cumpriu ou não. Ele foca no discurso eleitoral, onde declara que “promessas infundadas confundem e iludem eleitores, então o registro das mesmas é muito importante para depois cobrar”, como diz no perfil. Vale apenas para presidente.

Vote na web www.votenaweb.com.br
Com tantos deputados e senadores se candidatando novamente este ano, o site é interessante para saber se estes parlamentares fizeram alguma coisa Brasília ou apenas tiraram férias por lá com o nosso dinheiro. Ele lista os projetos apresentados pelos políticos no Congresso, quantos foram aprovados e quantos estão em tramitação.
Quem se cadastra no site pode votar nas propostas que ainda irão passar pela Câmara ou Senado. Depois de votadas pelos deputados ou senadores, o site compara o resultado real com o que os internautas tinham opinado.

Portal Câmara dos Deputados http://www2.camara.gov.br/
O portal da Câmara é o mais confiável em termos de informação. No portal, notícias sobre os candidatos, ações sobre projetos, votações, faltas e comparecimentos nas sessões são de fácil acesso.

Além dos sites, os jornais e revistas são importantes para cobrar as ações de candidatos. Mas tome cuidado. Muito jornal é aliado com partidos políticos, então a informação acaba sendo um pouco distorcida ou omitida para não prejudicar contratos. O ideal é ver mais de um veículo, com outros pontos de vista e direções políticas.

Temos que cobrar os serviços dos eleitos, afinal eles são nossos funcionários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Mais vistos