Notícias

Busca

MATRA

Prazo de negociação de dívidas no Daem termina nesta sexta em Marília

06 de junho de 2014 - 10:04

Moradores de Marília (SP) devem quase R$ 100 milhões ao Departamento de Água e Esgoto (Daem) da cidade. São mais de 500 mil contas em atraso e o prazo para renegociar a dívida com os cofres públicos com descontos na multa e nos juros, termina nesta sexta-feira (6).

Os contribuintes que têm contas de água atrasadas podem negociar a dívida com até 100% de desconto nos juros e multa e o parcelamento pode ser feito em até 72 vezes. A renegociação das dívidas começou em março deste ano, mas o valor está bem abaixo do esperado. Apenas R$ 1,5 milhão em contas foram pagas.

Entre os contribuintes está a dona de casa Fátima Maria de Lima. Ela procurou o Daem para fazer um acordo e tentar quitar oito anos de inadimplência. Ela já havia negociado a dívida uma vez, mas ficou doente e não conseguiu pagar as parcelas. “A minha água já foi cortada, por isso vim para tentar um acordo”, conta a moradora.

Se o montante devido estivesse nos cofres do Daem, esse dinheiro poderia ser usado para melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade. “Existem diversos tipos de inadimplentes. Em alguns casos, os inquilinos deixam de pagar a conta que sobra para o proprietário do imóvel”, afirma o assessor do órgão, João Carlos Rossi.

O último programa de parcelamento feito pelo Daem terminou em dezembro. De acordo com o economista Marcos Cordeiro Pires, apesar das vantagens que o contribuinte tem em aderir ao programa, a frequência com que a anistia tem ocorrido deixa o consumidor mal acostumado. “Quem tiver dinheiro não pode perder a oportunidade de quitar a dívida, mas é preciso pagar a conta em dia e não se aproveitar das situações de anistia para pagar as contas em dia”, ressalta.

Pagamento de contas atrasadas deve ser feito até sexta-feira (Foto: Reprodução/TV TEM)Pagamento de contas atrasadas deve ser feito até sexta-feira (Foto: Reprodução/TV TEM)

Comentários

Mais vistos