Notícias

Busca

MATRA

Prazo para registro de voto em trânsito termina hoje (15)

15 de agosto de 2010 - 00:00

O Tribunal Superior Eleitoral contabilizou neste sábado (14/8) 61.390 eleitores cadastrados para votar em trânsito no 1º turno das eleições presidenciais, marcado para o dia 3 de outubro. O prazo para aqueles que querem aderir a esta modalidade de voto vai até amanhã (15/8). A solicitação deve ser feita nos cartórios eleitorais, que funcionam em esquema de plantão neste domingo.

Para a votação em outra cidade no 2º turno do pleito, que será realizado no dia 31 do mesmo mês, o Tribunal contabiliza, até o momento, 58.209 registros.

O período para o registro do voto em trânsito começou no dia 15 de julho em todos os cartórios eleitorais do país. Para se cadastrar, além de estar com suas obrigações eleitorais em dia, o eleitor deve comparecer portando título de eleitor e documento de identificação com foto e informar à Justiça Eleitoral em qual capital estará no dia da votação.

A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE (www.tse.jus.br) onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deverá votar.

Legislação

A possibilidade do voto em trânsito está prevista na Resolução 23.215/2010 do TSE e determina a instalação de seções especiais nas capitais dos estados para receber esses votos. No entanto, o eleitor precisa avisar com antecedência que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito para pedir o registro.

Justificativa

Caso o eleitor não possa comparecer no dia do pleito à seção especial para votar em trânsito, ele deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar.

Quem votar em trânsito para o cargo de presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas Eleições 2010.
 

Fonte: TSE/SP

Comentários

Mais vistos