Notícias

Busca

MATRA

Prefeito eleito reúne imprensa e fala sobre as contas públicas, Plano de Carreira, lixo, Daem e transporte público

04 de novembro de 2016 - 15:12

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã (04), o prefeito eleito Daniel Alonso (PSDB) e sua equipe de transição apresentaram as primeiras análises sobre as contas municipais e comentaram sobre os últimos atos da atual gestão. Segundo apurou a equipe de Daniel, Marília pode ter dívida de R$ 320 milhões. O valor ainda não é exato e pode até ser maior. Devido ao atraso nos trabalhos de transição, ainda não é possível ter conhecimento pleno das contas do município.

Segundo Daniel, o pedido para a realização das reuniões de transição foi protocolado no dia 06 de outubro, porém até o momento não há nenhuma resposta da atual gestão. O prefeito eleito afirmou que esperava ter sido convidado para dialogar com o Prefeito Vinícius Camarinha acerca de questões importantes, como o Plano de Carreira dos servidores, o corte de cargos comissionados e a concessão do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) à iniciativa privada pelo prazo de 35 anos. Para Daniel, algumas ações terão grande impacto nos próximos anos e a população poderá ser lesada, caso as medidas sejam tomadas de afogadilho.

Plano de Carreira

Daniel afirmou que a implantação do Plano de Carreira dos servidores públicos municipais irá impactar a folha de pagamento, por isso a atual administração deve informar o valor a mais a ser gasto a partir do ano que vem. A gestão também deve detalhar quais serão os fundos a serem utilizados para os pagamentos.

Devido à falta de diálogo com os servidores e a falta de informações acerca do impacto financeiro, o prefeito eleito acredita que a Câmara irá analisar a proposta antes de votar o projeto de lei.

Daem

Uma das maiores consequências da concessão do departamento de água será o aumento da folha de pagamento da Prefeitura, pois os funcionários do Daem deverão ser incorporados. Como autarquia, a folha de pagamento do Daem é separada da Prefeitura. Caso o departamento seja concedido à iniciativa privada, os funcionários serão absorvidos pela Prefeitura. Mas a atual administração não divulgou os valores a mais a serem pagos.

O prefeito eleito acredita que ainda é possível recuperar o Daem em médio prazo por meio de uma gestão eficiente. Ele ainda afirmou que também protocolou no dia 06 de outubro um pedido de revogação da concessão.

Lixo

Daniel disse que para o ano que vem irá rever o contrato com a empresa Monte Azul visando a limpeza pública e o transbordo do lixo. Ele também afirmou que planeja estudar alternativas para construir um novo aterro sanitário. Para isso será necessário dialogar com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Outro projeto será a implantação da coleta seletiva na cidade.

Ipremm

A equipe de Daniel afirmou que a situação do Ipremm (Instituto de Previdência do Município de Marília) é delicada. Atualmente há dinheiro em caixa suficiente apenas para o pagamento dos salários nos próximos dois meses. Diante disso, a próxima gestão afirmou que irá estudar a situação do instituto a fim de reverter a situação.

Transporte coletivo

O prefeito eleito disse que poderá fazer uma nova licitação. Ele também afirmou que deseja constituir o Conselho de Usuários para que as próprias pessoas que usam o serviço de transporte coletivo possam dizer às Administração o que desejam.

Outro ponto abordado foi o estudo a fim de reduzir a dependência do terminal urbano central. Para encurtar viagens e baratear o serviço, a próxima gestão deverá analisar meios para que as linhas contemplem diferentes bairros sem a necessidade de passar pelo terminal.

Secretariado

Segundo Daniel, os nomes dos secretários serão anunciados na primeira quinzena de dezembro.

Comentários

Mais vistos