Notícias

Busca

MATRA

Prefeitura e Câmara estão com prédios irregulares

08 de fevereiro de 2013 - 11:11

Construídos na década de 1950, os prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Marília (SP) não possuem isolamento contra incêndios. Os dois órgãos públicos ficam um anexo ao outro.

Há dois anos, durante a administração do ex-prefeito Mário Bulgareli, um engenheiro fez um projeto para adequar os prédios às normas de segurança. “Entre as alterações estavam a instalação de sistema de hidrantes, extintores de incêndio e equipamentos detectores de fumaça”, explica Fábio Antonio Fregonesi.

O projeto foi aprovado pelos bombeiros e, os custos, orçados pela prefeitura. No entanto, o projeto nunca saiu do papel. Por isso, Prefeitura e a Câmara não cumprem a norma de combate de incêndio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o local possui brigada de incêndio treinada e as simulações de fuga são realizadas uma vez por ano. Da última vez, o prédio foi evacuado em 3,21 minutos.

À respeito dos imóveis, o secretário de Planejamento de Marília afirma que reconhece as falhas e diz que a Prefeitura pretende fazer as adequações o mais rápido possível. “Assim como os prédios vistoriados, os imóveis públicos também devem fazer a atualização dos dados de segurança e executar os trabalhos de segurança”, esclarece Valdemir Pimentel.

De acordo com a tenente do Corpo de Bombeiros de Marília, Lurela Tamião, fiscalizar se os prédios estão em dia com as normas de segurança cabe unicamente ao poder público “ O corpo de Bombeiros não tem a autorização de interditar estabelecimentos. Quem pode fazer isso é a prefeitura”, afirma.

O Teatro Municipal está fechado há três anos. A Prefeitura informa que pretende mandar o projeto de prevenção e combate a incêndios para os bombeiros assim que as obras forem concluídas. “O teatro tem um projeto aprovado antes da reforma, ou seja, ainda estamos esperando as novas alterações”, explica a tenente.

Fonte: G1

Comentários

Mais vistos